Etnografias na/e Educação:um olhar sobre quilombolas no Brasil e africanos em Portugal

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Neusa Maria Mendes Gusmão
Marcia Lucia A. de Souza

Resumo

O presente texto busca revelar o campo teórico que orienta a prática e, com ela, os desafios do trabalho de campo em contextos diversos: quilombos brasileiros e Aldeias d'África em Portugal. Em tela, quilombolas e imigrantes africanos, cujas experiências de vida ajudam a compor a prática do trabalho antropológico, de modo a tornar possível que experiências de pesquisa exponham a forma de fazer pesquisa, os pressupostos centrais desse fazer, ou seja, sua prática. Trata-se de experiências e práticas de pesquisa decorrentes de duas etnografias realizadas por uma antropóloga e uma educadora e que apontam para uma Antropologia da Educação/antropologia e educação como campo de muitas possibilidades.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Neusa Maria Mendes Gusmão, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Antropóloga e professora titular da Faculdade de Educação da UNICAMP - aposentada.

Marcia Lucia A. de Souza

Doutora em Educação/UNICAMP

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