Résumé
O presente texto busca revelar o campo teórico que orienta a prática e, com ela, os desafios do trabalho de campo em contextos diversos: quilombos brasileiros e Aldeias d'África em Portugal. Em tela, quilombolas e imigrantes africanos, cujas experiências de vida ajudam a compor a prática do trabalho antropológico, de modo a tornar possível que experiências de pesquisa exponham a forma de fazer pesquisa, os pressupostos centrais desse fazer, ou seja, sua prática. Trata-se de experiências e práticas de pesquisa decorrentes de duas etnografias realizadas por uma antropóloga e uma educadora e que apontam para uma Antropologia da Educação/antropologia e educação como campo de muitas possibilidades.
Références
BERREMAN, G. Etnografia e controle de impressões em uma aldeia do Himalaia. In:ZALUAR, A. (Org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975, p. 123-174.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2004.
______. Algumas palavras sobre cultura e educação. In: ROCHA, G.; TOSTA, S. P. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 11-20.
CARVALHO, A. D. A educação como projeto antropológico. 2ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
DA MATTA, R. O ofício do etnólogo ou como ter anthropological blues. In: Nunes, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. p. 23-35.
DAUSTER, T.; TOSTA, S. P.; ROCHA, G. (Org.). Etnografia e educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
FERRÁNDIZ, F. Etnografías contemporâneas. Aclajes, métodos y claves para el futuro. Barcelona: Anthropos Editorial; México: UAMIztapalata. División de Ciencias Sociales y Humanidades, 2011.
FONSECA, C. Quando cada caso NÃO é um caso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 10, p. 58-78, jan./fev/abr. 1999.
GONÇALVES, M. A. A reeducação do antropólogo: a pedagogia da antropologia. In: TOSTA, S. P. e ROCHA, G. (Org.). Diálogos sem fronteira. História, etnografia e educação em culturas ibero-americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 149-164.
GUSMÃO, N. M. M. Terra de Pretos, terra de mulheres. Terra, mulher e raça num bairro rural negro. Brasília: Fundação Palmares, 1995.
________. Antropologia e Educação: origens de um diálogo. In: GUSMÃO, N. M. M. (Org.). Antropologia e Educação: Interfaces do ensino e da pesquisa. Cadernos CEDES, Campinas: SP, ano 18, v. 18, n. 43, p. 8-25, dez. 1997.
________. Os Filhos da África em Portugal: Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (Edição portuguesa, Lisboa: ICS, 2004).
________. Aportes finais de um debate aberto. In: TOSTA, S. P. e ROCHA, G. (Org.). Diálogos sem fronteira. História, etnografia e educação em culturas ibero-americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 221-227.
________. Trajetória, percalços e conquistas da Antropologia da Educação no Brasil. In: GUEDES, S. L.; CIPINIUK, T. A. (Org.). Abordagens etnográficas sobre educação. Adentrando os muros da escola. Niterói/RJ: Ed. Alternativa/Faperj. 2014a. p. 13-24.
________. Antropologia e Educação: um campo e muitos caminhos. Revista Linhas Criticas. Antropologia e Educação: revista da Faculdade de Educação da UNB, Brasília, v. 21, n. 44, p.19-37, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas>
Acesso em: 25 set. 2017.
_______. Antropologia, Cultura e Educação na Formação de Professores. Revista Anthropológicas, Pernambuco, ano 20, 27(1), p. 45-71, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/24036/19498>. Acesso em: 25 set. 2017.
KUPER, A. Cultura. A visão dos antropólogos. Bauru,São Paulo: EDUSC, 2002.
MAGNANI, J. G. C. A etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ha/v15n32/v15n32a06.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
SOUZA, M. L. A. "Ser quilombola": identidade, território e educação na cultura infantil. 2015. 265f. Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
_______. Educação e identidade no Quilombo Brotas. 2009. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
TOSTA, S. P. e ROCHA, G. (Org.). Diálogos sem fronteira. História, etnografia e educação em culturas ibero-americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
VIEIRA, Ricardo. Educação e diversidade cultural: notas de antropologia da educação. Porto: Afrontamento, 2011.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).