Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos

Diane Schlieck, Martha Kaschny Borges

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.

Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa. Tecnologias Digitais. Teoria Ator-Rede.

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Referências


ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.

BORGES, Martha Kaschny.

DORNELLES, Leni Vieira.

IRALA. Esrom Adriano.

TORRES. Patrícia Lupion.

LATOUR, Bruno.

LEMOS. André.

MORAN. José Manuel.

SANTAELLA, Lúcia.

SERRES, Michel.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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