Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem colaborativa. Tecnologias Digitais. Teoria Ator-Rede.

Como Citar

Schlieck, D., & Borges, M. K. (2018). Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos. Revista Contemporânea De Educação, 13(28), 857–874. https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912
PDF

Referências

ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.

BORGES, Martha Kaschny.

DORNELLES, Leni Vieira.

IRALA. Esrom Adriano.

TORRES. Patrícia Lupion.

LATOUR, Bruno.

LEMOS. André.

MORAN. José Manuel.

SANTAELLA, Lúcia.

SERRES, Michel.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.