Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.
Palavras-chave
Aprendizagem colaborativa. Tecnologias Digitais. Teoria Ator-Rede.
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PDFReferências
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.
BORGES, Martha Kaschny.
DORNELLES, Leni Vieira.
IRALA. Esrom Adriano.
TORRES. Patrícia Lupion.
LATOUR, Bruno.
LEMOS. André.
MORAN. José Manuel.
SANTAELLA, Lúcia.
SERRES, Michel.
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912
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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
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