Résumé
Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.Références
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.
BORGES, Martha Kaschny.
DORNELLES, Leni Vieira.
IRALA. Esrom Adriano.
TORRES. Patrícia Lupion.
LATOUR, Bruno.
LEMOS. André.
MORAN. José Manuel.
SANTAELLA, Lúcia.
SERRES, Michel.

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
© Revista Contemporânea de Educação 2018
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
