Resumen
Este artigo tem como principal objetivo descrever duas práticas educativas que utilizaram a metodologia da Pedagogia de Projetos mediada pelas Tecnologias Digitais. Para tanto, dialogamos com Santaella (2004, 2013) e Serres (2015) para compreendermos como o aluno contemporâneo está se apropriando das informações encontradas no mundo digital e as transformando em conhecimento, e com Latour (2012, 2016) e Lemos (2013) para pensarmos a aprendizagem colaborativa na perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR). Conclui-se que um dos maiores desafios educacionais contemporâneos é desenvolver práticas educativas que promovam uma aprendizagem mais colaborativa e consolidem o aluno como autor e coautor no processo de construção do seu conhecimento a fim de que ele crie relações significativas com o mesmo.Citas
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini.
BORGES, Martha Kaschny.
DORNELLES, Leni Vieira.
IRALA. Esrom Adriano.
TORRES. Patrícia Lupion.
LATOUR, Bruno.
LEMOS. André.
MORAN. José Manuel.
SANTAELLA, Lúcia.
SERRES, Michel.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2018 Revista Contemporânea de Educação
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
