Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender, a partir a partir de duas entrevistas coletivas realizadas com alunos do curso de Pedagogia da UFRJ, como estes enfrentam os desafios inerentes à familiarização com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) que circulam predominantemente na esfera (BAKHTIN, 1997) universitária. Com base na revisão bibliográfica e na pesquisa empírica realizada, são defendidos alguns princípios pertinentes para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia.Referências
ANDRADE, L. T. de. “Por uma abordagem discursiva da formação docente”. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan./dez. de 2006.
ANDRADE, L. T. de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimento e de saberes. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2004.
BAKHTIN, M. “Os gêneros do discurso”. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CARVALHO, M. “Práticas de produção e recepção de leitura no curso de Pedagogia”. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica do estudo. Trabalho apresentado no GT 10, Alfabetização, Leitura e Escrita, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu, MG, 2005.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2012 Revista Contemporânea de Educação
