OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA RELAÇÃO COM A LEITURA E COM A ESCRITA NA UNIVERSIDADE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Gêneros discursivos
formação inicial de professores
curso de Pedagogia.

How to Cite

Corrêa, P. M. (2012). OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA RELAÇÃO COM A LEITURA E COM A ESCRITA NA UNIVERSIDADE. Revista Contemporânea De Educação, 6(12), 356–375. https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1644

Abstract

Este trabalho tem como objetivo compreender, a partir a partir de duas entrevistas coletivas realizadas com alunos do curso de Pedagogia da UFRJ, como estes enfrentam os desafios inerentes à familiarização com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) que circulam predominantemente na esfera (BAKHTIN, 1997) universitária. Com base na revisão bibliográfica e na pesquisa empírica realizada, são defendidos alguns princípios pertinentes para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1644
PDF (Português (Brasil))

References

ANDRADE, L. T. de. “Por uma abordagem discursiva da formação docente”. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan./dez. de 2006.

ANDRADE, L. T. de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimento e de saberes. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2004.

BAKHTIN, M. “Os gêneros do discurso”. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CARVALHO, M. “Práticas de produção e recepção de leitura no curso de Pedagogia”. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica do estudo. Trabalho apresentado no GT 10, Alfabetização, Leitura e Escrita, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu, MG, 2005.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Download data is not yet available.