OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA RELAÇÃO COM A LEITURA E COM A ESCRITA NA UNIVERSIDADE
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Gêneros discursivos
formação inicial de professores
curso de Pedagogia.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo compreender, a partir a partir de duas entrevistas coletivas realizadas com alunos do curso de Pedagogia da UFRJ, como estes enfrentam os desafios inerentes à familiarização com os gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) que circulam predominantemente na esfera (BAKHTIN, 1997) universitária. Com base na revisão bibliográfica e na pesquisa empírica realizada, são defendidos alguns princípios pertinentes para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1644
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANDRADE, L. T. de. “Por uma abordagem discursiva da formação docente”. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan./dez. de 2006.

ANDRADE, L. T. de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimento e de saberes. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2004.

BAKHTIN, M. “Os gêneros do discurso”. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CARVALHO, M. “Práticas de produção e recepção de leitura no curso de Pedagogia”. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica do estudo. Trabalho apresentado no GT 10, Alfabetização, Leitura e Escrita, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu, MG, 2005.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).