Letramento da criança no ciclo de alfabetização: contribuições do ensino da matemática

Conteúdo do artigo principal

Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Neide Cavalcante Guedes

Resumo

 

O artigo objetiva discutir sobre a contribuição do ensino da Matemática para o letramento da criança no ciclo de alfabetização que tem por escopo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da estimulação do pensamento crítico, da criatividade e da habilidade de resolver problemas. Entendemos que cabe ao docente no contexto da sala aula promover situações de leitura de mundo visto que a Matemática se constitui como oportunidade de letramento, conferindo significado à leitura e à escrita. A discussão está apoiada no sentido sobre a importância da aquisição da linguagem matemática associada ao ensino da língua materna. Nessa perspectiva, defendemos que às crianças seja concedido o acesso a uma alfabetização que contemple, além do ensino da língua materna, o ensino da linguagem matemática.


Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcella de Oliveira Abreu Fontinele, Universidade Federal do Piauí/Sistema Municipal de Educação de Castelo do Piauí-Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora do Sistema Estadual de Educação na cidade de Castelo do Piauíno Estado do Piauí.

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí. Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora Associada daUniversidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educaçãodo Centro de Ciências daEducação na área de Fundamentos Político-Administrativos da Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

BOZZA, S. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão. Pinhais: Melo, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Ministério da Educação e Cultura. Brasília. Matemática. Volume 3. 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2000.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2013.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Introdução a Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2014.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CAMPOS, T.; NUNES, T. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da Matemática. Revista em aberto. Brasília, ano 14, n. 62, abr/jun. 1994.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: analise de uma impregnação mutua. São Paulo: Cortez, 1990.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,

SOUSA, F. M. da C. de. Da formação profissional à prática docente alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

STREET, Brian V. Literacy in theory and pratice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

______. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.