Letramento da criança no ciclo de alfabetização: contribuições do ensino da matemática

Marcella de Oliveira Abreu Fontinele, Neide Cavalcante Guedes

Resumo


 

O artigo objetiva discutir sobre a contribuição do ensino da Matemática para o letramento da criança no ciclo de alfabetização que tem por escopo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da estimulação do pensamento crítico, da criatividade e da habilidade de resolver problemas. Entendemos que cabe ao docente no contexto da sala aula promover situações de leitura de mundo visto que a Matemática se constitui como oportunidade de letramento, conferindo significado à leitura e à escrita. A discussão está apoiada no sentido sobre a importância da aquisição da linguagem matemática associada ao ensino da língua materna. Nessa perspectiva, defendemos que às crianças seja concedido o acesso a uma alfabetização que contemple, além do ensino da língua materna, o ensino da linguagem matemática.



Palavras-chave


Alfabetização. Letramento. Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


BOZZA, S. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão. Pinhais: Melo, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Ministério da Educação e Cultura. Brasília. Matemática. Volume 3. 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2000.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2013.

______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Introdução a Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2014.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CAMPOS, T.; NUNES, T. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da Matemática. Revista em aberto. Brasília, ano 14, n. 62, abr/jun. 1994.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: analise de uma impregnação mutua. São Paulo: Cortez, 1990.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,

SOUSA, F. M. da C. de. Da formação profissional à prática docente alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

STREET, Brian V. Literacy in theory and pratice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

______. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16732

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.