Resumen
O artigo objetiva discutir sobre a contribuição do ensino da Matemática para o letramento da criança no ciclo de alfabetização que tem por escopo o desenvolvimento do raciocínio lógico, da estimulação do pensamento crítico, da criatividade e da habilidade de resolver problemas. Entendemos que cabe ao docente no contexto da sala aula promover situações de leitura de mundo visto que a Matemática se constitui como oportunidade de letramento, conferindo significado à leitura e à escrita. A discussão está apoiada no sentido sobre a importância da aquisição da linguagem matemática associada ao ensino da língua materna. Nessa perspectiva, defendemos que às crianças seja concedido o acesso a uma alfabetização que contemple, além do ensino da língua materna, o ensino da linguagem matemática.
Citas
BOZZA, S. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão. Pinhais: Melo, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Ministério da Educação e Cultura. Brasília. Matemática. Volume 3. 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2000.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2013.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Introdução a Alfabetização Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília, MEC, SEB, 2014.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.
CAMPOS, T.; NUNES, T. Tendências atuais do ensino e aprendizagem da Matemática. Revista em aberto. Brasília, ano 14, n. 62, abr/jun. 1994.
KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: analise de uma impregnação mutua. São Paulo: Cortez, 1990.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,
SOUSA, F. M. da C. de. Da formação profissional à prática docente alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
STREET, Brian V. Literacy in theory and pratice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
______. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harow: Pearson, 1995.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).