História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Resumo


A partir de inventário em programas de pós-graduação no Brasil (1972-2001), são desenvolvidas proposições sobre a delimitação da história da educação como área de estudos e sobre o Rio de Janeiro como campo empírico de pesquisas. Em face da consolidação e profusão quantitativa atual da área, apresenta-se, com base na última década, os trânsitos e fronteiras que imprimem novos contornos para a história da educação, em função da emergência de áreas temáticas específicas do campo. Procura-se demonstrar como o diálogo com os campos da educação e da história continuam necessários para o aprofundamento de categorias como “regional”, “nacional”, “município”, de modo a se erguer uma historiografia da educação fluminense não apartada do domínio das ferramentas do conhecimento histórico.


Palavras-chave


História da Educação, Rio de Janeiro, historiografia

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C. A escrita da história da educação na pós-graduação no Rio de Janeiro (1972-2001). In: GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005. p. 113-55.

ALVES, C. et al. (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2009.

ARÒSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1982.

GONDRA, J. G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2006.

NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15, 1992, Caxambu. Cadernos ANPEd. Rio de Janeiro, RJ, Anped, 1993.

WARDE, M. J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 3, n. 23, p. 1-6, set./out. 1984.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.