OS IMPACTOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO RENDIMENTO ACADÊMICO.

Conteúdo do artigo principal

Márcia Cristina Costa

Resumo

Esta revisão de literatura tem como objetivo analisar as relações existentes entre as políticas de assistência estudantil com o rendimento acadêmico dos discentes. Verificando através de obras já publicadas, a existência de indícios que através do recebimento dos benefícios das políticas citadas, o aluno desenvolva condições favoráveis a sua qualidade de vida e consequentemente ao seu rendimento acadêmico. Fez-se necessário rebuscar o conceito de qualidade de vida, para verificar de que forma as políticas poderiam interferir na mesma e assim no desempenho do aluno. Posteriormente apresentam-se as Ações afirmativas e Assistência estudantil e suas ligações com o rendimento acadêmico. 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Cristina Costa, Universidade Federal da Bahia

Assistente Social da Universidade Federal da Bahia, Campus Anisio Teixeira. 

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de et al, Memorial da Universidade Nova. Salvador: Edufba, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

COSTA, Simone Gomes. Dissertação de Mestrado: A equidade na Educação Superior: uma análise das políticas de assistência estudantil.2010. 202. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010.

SABOIA, Gilberto Vergne; PORTO, Alexandre José Vidal. A conferência Mundial de Durban e o Brasil. Disponível em <http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/DH-Portugues03.pdf> . Acesso em: 01/12/2014.