OS IMPACTOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO RENDIMENTO ACADÊMICO.
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida
Ações Afirmativas
Assistência Estudantil
Rendimento Acadêmico.

Resumo

Esta revisão de literatura tem como objetivo analisar as relações existentes entre as políticas de assistência estudantil com o rendimento acadêmico dos discentes. Verificando através de obras já publicadas, a existência de indícios que através do recebimento dos benefícios das políticas citadas, o aluno desenvolva condições favoráveis a sua qualidade de vida e consequentemente ao seu rendimento acadêmico. Fez-se necessário rebuscar o conceito de qualidade de vida, para verificar de que forma as políticas poderiam interferir na mesma e assim no desempenho do aluno. Posteriormente apresentam-se as Ações afirmativas e Assistência estudantil e suas ligações com o rendimento acadêmico. 

https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2214
PDF

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de et al, Memorial da Universidade Nova. Salvador: Edufba, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

COSTA, Simone Gomes. Dissertação de Mestrado: A equidade na Educação Superior: uma análise das políticas de assistência estudantil.2010. 202. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010.

SABOIA, Gilberto Vergne; PORTO, Alexandre José Vidal. A conferência Mundial de Durban e o Brasil. Disponível em <http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/DH-Portugues03.pdf> . Acesso em: 01/12/2014.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).