OS IMPACTOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO RENDIMENTO ACADÊMICO.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Qualidade de vida
Ações Afirmativas
Assistência Estudantil
Rendimento Acadêmico.

Resumen

Esta revisão de literatura tem como objetivo analisar as relações existentes entre as políticas de assistência estudantil com o rendimento acadêmico dos discentes. Verificando através de obras já publicadas, a existência de indícios que através do recebimento dos benefícios das políticas citadas, o aluno desenvolva condições favoráveis a sua qualidade de vida e consequentemente ao seu rendimento acadêmico. Fez-se necessário rebuscar o conceito de qualidade de vida, para verificar de que forma as políticas poderiam interferir na mesma e assim no desempenho do aluno. Posteriormente apresentam-se as Ações afirmativas e Assistência estudantil e suas ligações com o rendimento acadêmico. 

https://doi.org/10.20500/rce.v11i22.2214
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA FILHO, Naomar de et al, Memorial da Universidade Nova. Salvador: Edufba, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

COSTA, Simone Gomes. Dissertação de Mestrado: A equidade na Educação Superior: uma análise das políticas de assistência estudantil.2010. 202. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010.

SABOIA, Gilberto Vergne; PORTO, Alexandre José Vidal. A conferência Mundial de Durban e o Brasil. Disponível em <http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/DH-Portugues03.pdf> . Acesso em: 01/12/2014.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).