A interpretação de texto e a consciência histórica no ensino-aprendizagem da história

Conteúdo do artigo principal

Maria da Paz Cavalcante
Diane Batista Leite
Emanuela da Silva Pinheiro

Resumo

O artigo discute sobre a interpretação de textos de história e o desenvolvimento da consciência histórica de alunos do Ensino Médio. Objetiva analisar a construção da consciência histórica, em alunos da 2a série dessa etapa de ensino, a partir da interpretação de textos escritos de história. Empregou-se a pesquisa documental na análise de portfólios dos discentes e se usou a observação efetuada na vida real, referente às aulas de História. Os resultados revelam que os educandos se encontram em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica, com traços da consciência histórica crítica, e que assimilaram o procedimento para efetivar a interpretação. Esse estudo pode contribuir na ressignificação do ensinar e aprender História.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Professora ADJ4 no Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e no PPGE (Mestrado em Ensino), atuando nos seguintes temas: Formação docente e ensino-aprendizagem da História e Estágio Supervisionado.

Diane Batista Leite, Escola Estadual Coronel Fernandes

Licenciada em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, especialista em Teoria e Metodologia do Ensino de História na UFPB e  professora de História na Escola Estadual Coronel Fernandes, Luís Gomes/RN.

Emanuela da Silva Pinheiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Cursa Especialização em Literatura e Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros.