A interpretação de texto e a consciência histórica no ensino-aprendizagem da história
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Interpretação
Consciência histórica
Ensino-aprendizagem

Resumen

O artigo discute sobre a interpretação de textos de história e o desenvolvimento da consciência histórica de alunos do Ensino Médio. Objetiva analisar a construção da consciência histórica, em alunos da 2a série dessa etapa de ensino, a partir da interpretação de textos escritos de história. Empregou-se a pesquisa documental na análise de portfólios dos discentes e se usou a observação efetuada na vida real, referente às aulas de História. Os resultados revelam que os educandos se encontram em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica, com traços da consciência histórica crítica, e que assimilaram o procedimento para efetivar a interpretação. Esse estudo pode contribuir na ressignificação do ensinar e aprender História.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.28579
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).