A interpretação de texto e a consciência histórica no ensino-aprendizagem da história
PDF

Palavras-chave

Interpretação
Consciência histórica
Ensino-aprendizagem

Como Citar

Cavalcante, M. da P., Leite, D. B., & Pinheiro, E. da S. (2021). A interpretação de texto e a consciência histórica no ensino-aprendizagem da história. Revista Contemporânea De Educação, 16(35), 52–70. https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.28579

Resumo

O artigo discute sobre a interpretação de textos de história e o desenvolvimento da consciência histórica de alunos do Ensino Médio. Objetiva analisar a construção da consciência histórica, em alunos da 2a série dessa etapa de ensino, a partir da interpretação de textos escritos de história. Empregou-se a pesquisa documental na análise de portfólios dos discentes e se usou a observação efetuada na vida real, referente às aulas de História. Os resultados revelam que os educandos se encontram em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica, com traços da consciência histórica crítica, e que assimilaram o procedimento para efetivar a interpretação. Esse estudo pode contribuir na ressignificação do ensinar e aprender História.

https://doi.org/10.20500/rce.v16i35.28579
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.