A experiência legislativa de (des)construção da BNCC

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Rosana Maria De Souza Alves

Abstract

O artigo examina algumas lógicas mobilizadas durante a emergência da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), firmadas através da vinculação entre fracasso escolar, reforma curricular e mudança, entendida
como melhoria da qualidade da educação. A abordagem considerou que, para além das intencionalidades governamentais, o acontecimento histórico foi marcado por resistências, adesões parciais e produção de sentidos outros. Tais (re)ações emergiram no processo, a partir das experiências dos sujeitos envolvidos. Apesar da tentativa de forjar um consenso em torno da necessidade da BNCC, a análise deixou entrever a multiplicidade de concepções de escola e de currículo, perfazendo expectativas diferentes e contraditórias. Essas produções conferiram especificidade à experiência legislativa em questão.


Palavras-chave: Fracasso escolar; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Experiência legislativa.

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Artigos
Author Biography

Rosana Maria De Souza Alves, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2014), em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2017), Mestrado (2015) e Doutorado (2023) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Assessora Técnica do Ministério da Educação em Programas de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO e PROINFANTIL). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São Luís/Centro Histórico e também atua como professora em programas de formação de profissionais da educação. Realiza pesquisas nas áreas de Formação de Professores, História da Educação, Filosofia da Educação e Currículo.

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