A experiência legislativa de (des)construção da BNCC
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Keywords

Fracasso escolar
Reforma Curricular
BNCC
Experiência Legislativa.

Abstract

O artigo examina algumas lógicas mobilizadas durante a emergência da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), firmadas através da vinculação entre fracasso escolar, reforma curricular e mudança, entendida
como melhoria da qualidade da educação. A abordagem considerou que, para além das intencionalidades governamentais, o acontecimento histórico foi marcado por resistências, adesões parciais e produção de sentidos outros. Tais (re)ações emergiram no processo, a partir das experiências dos sujeitos envolvidos. Apesar da tentativa de forjar um consenso em torno da necessidade da BNCC, a análise deixou entrever a multiplicidade de concepções de escola e de currículo, perfazendo expectativas diferentes e contraditórias. Essas produções conferiram especificidade à experiência legislativa em questão.

Palavras-chave: Fracasso escolar; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Experiência legislativa.

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