Resumen
O artigo examina algumas lógicas mobilizadas durante a emergência da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), firmadas através da vinculação entre fracasso escolar, reforma curricular e mudança, entendida
como melhoria da qualidade da educação. A abordagem considerou que, para além das intencionalidades governamentais, o acontecimento histórico foi marcado por resistências, adesões parciais e produção de sentidos outros. Tais (re)ações emergiram no processo, a partir das experiências dos sujeitos envolvidos. Apesar da tentativa de forjar um consenso em torno da necessidade da BNCC, a análise deixou entrever a multiplicidade de concepções de escola e de currículo, perfazendo expectativas diferentes e contraditórias. Essas produções conferiram especificidade à experiência legislativa em questão.
Palavras-chave: Fracasso escolar; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Experiência legislativa.
Citas
Alves, N. (2014). Sobre a possibilidade e a necessidade curricular de uma base nacional comum. Revista e-Curriculum, 12 (03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (s.d). Recuperado em 28 de dezembro de 2021. Disponível em ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação | ANPEd. Acesso em 19/09/2023.
Bocchetti, A. & Silva, J. C. S. (2016). A Revolução dos Bichos e o convite para estranhar algumas “certezas” na modernidade educacional. In: LEMOS, Daniel Cavalcanti de (org). Distopias e Educação: entre ficção e ciência. Juiz de Fora: Ed. UFJF.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PNE 2014-2024: Linha de Base. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de-educacao/plano-nacional-de-educacao-pne-2014-2024-linha-de-base
Brasil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
Cóssio, M. de F. (2014). Base comum nacional: uma discussão para além do currículo. Revista e-Curriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Macedo, E. (2014). Base nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Macedo, R. MACEDO, S. Nascimento, C. O. do. & Guerra, D. de M. (2014). Heterogeneidade, experiência e currículo: contrapontos à ideia de base comum nacional e à vontade de exterodeterminação da formação. Revista eCurriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
MACHADO, R. B. & LOCKMANN, K. (2014). Base nacional comum, escola, professor. Revista e-Curriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Marchelli, P. S. (2014). Da LDB 4.024/61 ao debate contemporâneo sobre as bases curriculares nacionais. Revista e-Curriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Miller, J. (2014). Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. Revista e-Curriculum, v. 12(03), 2043 - 2063. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base (s.d). Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 19/09/2023.
Süssekind, M. L. (2014). As (im)possibilidades de uma base comum nacional. Revista e-Curriculum, 12(03), 1464 – 1479. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1331
Thompson, E. P. (1987). Senhores e caçadores: a origem da lei negra. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Todos pela Educação (s.d). Recuperado em 26 de fevereiro de 2021. Disponível em https://todospelaeducacao.org.br/ Acesso em: 03/08/2023.
Vidal, D. G. (2007). O fracasso das reformas educacionais: um diagnóstico sob suspeita (Rio de Janeiro, 1927-1930). Ed. Foco, n. Especial, 11-24. Disponível em http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2313-92772006000100005
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Derechos de autor 2024 Revista Contemporânea de Educação