Alfabetização e letramento na educação brasileira pós 1988

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Marta Coelho Castro Troquez
Thaise da Silva
Andreia Vicência Alves

Resumo

Este artigo analisa a alfabetização e o letramento na normatização educacional brasileira a partir da Constituição Federal de 1988. Analisamos documentos que orientam a construção de currículos para a educação básica. Os aportes teóricos são estudos produzidos no campo do currículo e os dos Estudos do Letramento. Os resultados do estudo mostram que, no plano do discurso, a legislação traz avanços no que se refere ao acesso à educação obrigatória, sobretudo na direção da universalização da alfabetização, e traz perspectivas de inclusão social a partir da instituição do processo de alfabetização aliado ao letramento. Contudo, no plano prático, só significam avanços de fato se forem acompanhadas por políticas que viabilizem seu cumprimento.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (PPGEDU/UFMS). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED/UFGD. Vice-líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de professores (GEPRAF/CNPQ). Coordenadora de área do PIBID Pedagogia/FAED/UFGD.

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (PPGE/UFRGS). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Professora do PPGEDU/FAED/UFGD. Líder do Grupo de estudos da Infância (GEINFAN/CNPQ).

Andreia Vicência Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (PPGEDU/UFMS). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED/UFGD. Coordenadora e professora do curso de Pedagogia da FAED/UFGD. Membro do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). Membro do GEINFAN.

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