Circuito de atividades diversificadas: leitura e escrita na escola
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

mediações pedagógicas
interação grupal
atividade de estudo coletiva

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma abordagem metodológica desenvolvida para o trabalho com a leitura e a escrita no contexto escolar, o Circuito de Atividades Diversificadas (CAD). Destacam-se princípios e eixos orientadores do trabalho pedagógico, enfatizando-os como elementos capazes de qualificar as práticas de alfabetização a partir de processos colaborativos. Finaliza-se apresentando tensões: o processo de escolarização e as práticas sociais da leitura e escrita, que ensejam o protagonismo dos estudantes do ciclo de alfabetização; os propósitos escolares e os propósitos extraescolares, que tratam das condições de uso da língua dentro e fora da escola; o conhecimento durável e a preservação de sentido sobre a leitura e a escrita, enfocando a importância da formação de leitores e escritores.

 

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16643
PDF (Português (Brasil))

Citas

DAVIDOV, V ; MARKOVA, A. El desarrolo del pensamiento en la edad escolar. In: La psicologia evolutiva e pedagogica en la URSS. Antologia. Editorial Progresso. Moscou: 1987.

FERREIRO, Emília Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

GARCIA, Marcelo C., Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro, Revista de Ciências da Educação, n.08, p. 7-22, Universidade de Sevilha, Espanha, 2009.

LEONTIEV, A.N.Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de Mexico, S.A. Cerrada de San Antonio n. 22, 1984.

LEONTIEV, A.N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich. LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988.

VIGOTSKI, L. , LEONTIEV A. ;LURIA A. El proceso de formacion de la psicologia Marxista. Impresso en la URSS. Editorial Progresso, 1989.

VYGOTSKI, L. Pensamento e Linguagem. 3.ed. SP: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKI, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).