LAICIDADE, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

laicidade e secularismo
estado laico e religião. liberdade de consciência e de culto.

Resumen

O artigo pretende trazer as várias concepções de Estado laico, inclusive mediante considerações de ordem histórico-filosófica. Com isto pretende deixar mais explícito o campo de relações entre Estado e Religião, tomando a laicidade como uma das bases dos direitos civis tanto como direitos da cidadania quanto como dos direitos humanos.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i16.1701
PDF (Português (Brasil))

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. -- Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.

AMARAL FILHO, Cláudio de Souza. Considerações críticas acerca dos Preâmbulos Constitucionais: Preâmbulos das Constituições Brasileiras de 1937 e 1946. Rio de Janeiro : PUCRJ, 1990 (dissertação de mestrado).

AZEVEDO, Tales de. A religião civil brasileira: um instrumento político. Petrópolis: Vozes, 1981.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro : Paz e Terra. 1986

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).