Estágio em ocupação estudantil: experiências na formação docente de Geografia
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Estágio curricular
Formação de professores de Geografia
Ocupação Estudantil.

Resumen

A estratégia espacial de ocupação estudantil de unidades escolares da rede estadual de ensino (RJ) nos convida a repensar tanto a Educação Pública num sentido amplo, quanto a formação de professores e o significado atribuído ao estágio curricular nos cursos de Licenciatura. O presente artigo, nesse sentido, se debruça sobre reflexões geradas e problematizadas em nossa práxis educativa ao longo de uma experiência de estágio supervisionado coletivo desenvolvida, em 2016, por licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) na ocupação do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (OcupaIEPIC), colégio da rede estadual localizado no município de Niterói.

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17102
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).