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Prorrogação do prazo de submissão para Dossiê temático/ Ampliación del plazo de presentación del dossier temático/ Deadline extended for the thematic dossier

M06 20, 2023

Até o dia 31 de julho de 2023 está aberta a chamada para envio de contribuições para o dossiê temático “Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares”

Hasta el día 31 de julio de 2023 está abierta la convocatoria de envío de contribuciones para el dossier temático “Territorialidades educativas y arquitectura escolar en tiempos de crisis política, sanitaria y climática: diálogos interdisciplinarios y transescalares”.

Until Monday, July 31, 2023, the call to send contributions is open for the thematic dossier “Education territorialities and school architecture in times of political, health and climate crises: interdisciplinary and trans-scalar dialogues”.

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CHAMADA PARA ARTIGOS/LLAMADA DE ARTICULOS/CALL FOR PAPERS

M12 9, 2022

A TERCEIRA EDIÇÃO DE 2023 DA REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO (V. 18, N. 43) TERÁ O DOSSIÊ COM O TEMA: “TERRITORIALIDADES DA EDUCAÇÃO E ARQUITETURA ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISES POLÍTICAS, SANITÁRIAS E CLIMÁTICAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E TRANSESCALARES”

Esta proposta oferece aos leitores artigos que problematizam as dimensões do corpo, do espaço e da experiência pedagógica em diferentes escalas. O dossiê incluirá estudos de diversos países: Brasil, Portugal e Inglaterra. A ideia é proporcionar ao leitor uma abordagem ampla dos temas, contemplando diferentes territorialidades, com suas singularidades e as dimensões globais dos problemas e soluções que dizem respeito à questão do espaço, na sua complexidade pedagógica, social e arquitetônica.

Outro aspecto do dossiê diz respeito à interdisciplinaridade:  educação, arquitetura, geografia, estudos culturais, filosofia, estudos da infância e artes. Este grupo de artigos apresentará questões urgentes para a organização do tempo e do espaço escolar, no contexto de policrises, debates que mobilizam e engajam leitores e profissionais da educação em diferentes países.

 

Organizadores:

 Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London)

 

Aos/às interessados/as no Dossiê

A formatação dos artigos deve seguir o estilo da American Psychological Association (APA) em sua última versão. Todas as citações devem constar nas referências, e todas as referências devem ser citadas no texto. Recomendamos aos autores o uso de ferramentas de gerenciamento de citações e referências como Mendeley ou Zotero.

Tanto corpo do trabalho, como nas propriedades do documento o nome do autor (ou dos autores) e a instituição de afiliação não deverão ser identificados.

Cronograma

01/01/2023 a 30/06/2023: recepção dos artigos

08/2023 a 10/2023: apreciação dos artigos por pares

12/2023: publicação online

 

TITLE: EDUCATION TERRITORIALITIES AND SCHOOL ARCHITECTURE IN TIMES OF POLITICAL, HEALTH AND CLIMATE CRISES: INTERDISCIPLINARY AND TRANS-SCALAR DIALOGUES

 

 

 This proposal offers readers articles that problematize the dimensions of the body, space and pedagogical experience at different scales. The dossier will include studies from different countries Brazil, Portugal, and England. The idea is to allow the reader a broad approach to themes, contemplating different territorialities, with their singularities and their global dimensions of the problems and solutions that concern the issue of education space, in its pedagogical, social and architectural complexity.

Another aspect of the dossier concerns interdisciplinarity: education, architecture, geography, cultural studies, philosophy, childhood studies and arts. This set of articles will present urgent issues for the school time and space organisation, in the context of polycrises, debates that mobilise and engage readers and education professionals in different countries.

 

TÍTULO: TERRITORIALIDADES DE LA EDUCACIÓN Y ARQUITECTURA ESCOLAR EN TIEMPOS DE CRISIS POLÍTICA, SANITARIA Y CLIMÁTICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARIOS Y TRANSESCALARES

Esta propuesta ofrece a los lectores artículos que problematizan las dimensiones del cuerpo, el espacio y la experiencia pedagógica en diferentes escalas. El dossier incluirá estudios de varios países: Brasil, Portugal e Inglaterra. La idea es brindar al lector un abordaje amplio, contemplando diferentes territorialidades, con sus singularidades y las dimensiones globales de los problemas y soluciones que atañen a la cuestión del espacio, en su complejidad pedagógica, social y arquitectónica.


Otro aspecto del dossier se refiere a la interdisciplinariedad: educación, arquitectura, geografía, estudios culturales, filosofía, estudios de infancia y artes. Este grupo de artículos presentará temas urgentes para la organización del tiempo y el espacio escolar, en el contexto de policrisis, debates que movilizan y comprometen a lectores y profesionales de la educación en diferentes países.

 

 Organizadores/Organizers:

Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London)

 

Timeline

01/01/2023 to 06/30/2023: receipt of articles

08/2023 to 10/2023: peer review

12/2023: online publication

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Dossier: EDUCATIONAL ASSESSMENT: CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN THE NATIONAL AND INTERNATIONAL SCENARIO

M08 10, 2022

Dossier Presentation

Educational assessment as an object of research has been a spotlight in national and international scientific production. Its plurality enables actions in different contexts, providing researchers the production of knowledge about standardized exams, institutional assessments, and assessments of/for learning. This movement has contributed to understanding the challenges of those who mobilize assessment in these different contexts, producing/analyzing trends, assessment instruments, and methods based on the diversity of theoretical-methodological constructs. Thus, the objective of the Dossier is to contribute to the debate on educational assessment and its challenges and perspectives in the national and international scenario. The proposal is to approach it in its plurality of theoretical references, methods, and forms of analysis. Unpublished articles written in Portuguese, English, or Spanish are accepted.

Organizers: Wagner dos Santos (UFeS), Marciel Barcelos (UFT) and Denilson Junio Marques Soares (IFMG)

 

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Dossier: EVALUACIÓN EDUCATIVA: DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS EN EL ESCENARIO NACIONAL E INTERNACIONAL

M08 10, 2022

Presentación del Dossier

La evaluación educativa como objeto de investigación ha sido foco de la producción científica nacional e internacional. Su pluralidad es un campo catalizador de acciones en diferentes contextos, permitiendo que los investigadores produzcan conocimiento sobre exámenes estandarizados, evaluaciones institucionales y evaluaciones de/para el aprendizaje. Este movimiento ha contribuido para la comprensión de los desafíos de quienes movilizan la evaluación en estos diferentes contextos, produciendo/analizando tendencias, instrumentos de evaluación y métodos a partir de la polifonía de constructos teórico-metodológicos. Así, el objetivo del Dossier es contribuir al debate en torno a la evaluación educativa y sus desafíos y perspectivas en el escenario nacional e internacional, para abordarla en su pluralidad de referencias teóricas, métodos y formas de análisis. Se aceptan artículos inéditos escritos en portugués, inglés o español.

Organizadores: Wagner dos Santos (UFeS), Marciel Barcelos (UFT) y Denilson Junio Marques Soares (IFMG)

 

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Dossiê: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL

M08 10, 2022

A PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2023 DA REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO (V. 18, N. 41) TERÁ COMO TEMA “POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

ORGANIZADORES: WAGNER DOS SANTOS (Ufes), MARCIEL BARCELOS (UFT) e DENILSON JUNIO MARQUES SOARES (IFMG)

Apresentação do Dossiê

A avaliação educacional tem se configurado como objeto de pesquisa de impacto na produção científica nacional e internacional. Sua pluralidade é campo catalizador de ações em diferentes contextos, possibilitando aos pesquisadores a produção de conhecimento sobre os exames estandardizados, as avaliações institucionais e as avaliações da/para aprendizagem. Esse movimento tem contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados por aqueles que mobilizam a avaliação nesses diferentes contextos, produzindo/analisando tendências, instrumentos avaliativos e métodos a partir da polifonia de constructos teórico-metodológicos. Assim, o objetivo do Dossiê é contribuir para o debate em torno da avaliação educacional e seus desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional, de forma a abordá-la em sua pluralidade de referenciais teóricos, métodos e formas de análise. São aceitos artigos inéditos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

 

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