A “desinstitucionalização” da escola contemporânea: apontamentos teóricos e consequências perigosas

Résumé

Este ensaio se insere no debate sobre a crise e a “desinstitucionalização” da escola contemporânea. Primeiro, apresenta duas vertentes: 1) as que defendem que a escola passa por um processo de “desinstitucionalização”, necessitando modificar seus padrões e suas condutas e; 2) aquelas que acreditam que a escola nunca deixará de ser uma instituição social, mas que vem enfrentando uma crise. Na sequência, tenta averiguar qual o lugar que a escola na sociedade brasileira atual ocupa no seio deste debate, sinalizando, por fim, que a discussão sobre a “desinstitucionalização”e os apontamentos sobre possíveis crises que a escola enfrenta impactaram em ações políticas que anunciam um retrocesso educacional que favorece ainda mais as reproduções das desigualdades sociais e escolares no Brasil.

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16914
PDF (Português (Brasil))

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).