CONTEXTO E SENTIDO ONTOLÓGICO, EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO DA INVERSÃO DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA TRABALHO E EDUCAÇÃO
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Trabalho
educação
ontologia
política

Comment citer

Frigotto, G. (2015). CONTEXTO E SENTIDO ONTOLÓGICO, EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO DA INVERSÃO DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA TRABALHO E EDUCAÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 10(20), 228 a 248. https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2729

Résumé

Este artigo expõe o contexto do debate no campo educacional no qual ocorre a inversão dos termos de   educação e trabalho para trabalho e educação. Um contexto de intensa disputa teórica e política que se efetiva no processo da Constituinte e da nova Lei de Diretrizes da Educação Nacional. A procedência do trabalho deriva de sua compreensão ontológica, epistemológica e ético política. O trabalho não é sinônimo de emprego, forma que ostenta nas relações sociais capitalistas, mas a atividade vital mediante a qual o ser humano produz e  reproduz  a sua vida. 

https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.2729
PDF (Português (Brasil))

Références

ANDERSON, Pery. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Escola e cidadania. Revista Carta Capital. São Paulo, 29 de agosto de 2012.

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário de educação do campo. São Paulo, Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola.Petrópolis: Vozes, 2000.

ENGELS, Friedrich. Discurso ao lado da tumba de Karl Marx. Blog de Debate ISKRA -- Teoria e Política Marxista. (Acesso em 5/7/2013).

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2015

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.