PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR REFLEXIVO: “O QUE VAI FICAR PARA OS ALUNOS?”
PDF

Palavras-chave

Prática Exploratória
formação do professor reflexivo
afeto.

Como Citar

Bezerra, I. C. R. M. (2012). PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR REFLEXIVO: “O QUE VAI FICAR PARA OS ALUNOS?”. Revista Contemporânea De Educação, 7(13), 60–77. https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1658

Resumo

Apresento alguns entendimentos sobre o processo de formação profissional reflexiva de uma bolsista de iniciação científica/Letras sob minha orientação. Sua educação para pesquisa fazse pela proposta da Prática Exploratória, naturalmente instaurando o processo reflexivo sobre o que fazemos. Contudo, agrego outras instâncias reflexivas para melhor entendermos o que fazemos e a experiência que vivemos. Analiso uma sequência interacional na qual uma ‘Atividade de Orientação com Potencial Exploratório' auxiliava-nos a refletir e a aprender. Percebo como a bolsista, ao narrar sua experiência, aciona as identidades de aluna e professora, ao mesmo tempo em que constrói sua identidade de pesquisadora exploratória.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1658
PDF

Referências

ALLWRIGHT, D. From Teaching Points to ‘Learning Opportunities' and Beyond. In: TESOL QUARTERLY, v. 39, n.1, p.9-31, March, 2005.

ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice and the notion of change. 2002. Disponível em: http://www.ling.lancs.ac.uk/groups/crile/EPCentre/newsletter2002/html/principles_of_ep.

Acesso em 24 fevereiro 2003.

ALLWRIGHT, D. Epilogue. In: ALLWRIGHT, D; BAILEY, K. Focus on the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1991, p. 194-200.

ALLWRIGHT, D.; HANKS, J. The Developing Language Learner. New York: Palgrave Macmillan, 2009.

BAMBERG, M. Construindo a masculinidade na adolescência: posicionamentos e o processo de construção de identidade aos 15 anos. MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p.149-185.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.