Programas de iniciação científica e tecnológica na região Nordeste
PDF

Palavras-chave

Produção científica
Produção tecnológica
Stricto sensu
Docente

Como Citar

Oliveira, R., Spinola, C. de A., & Reis, R. B. (2025). Programas de iniciação científica e tecnológica na região Nordeste. Revista Contemporânea De Educação, 20. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/65050

Resumo

A iniciação científica e tecnológica é uma atividade oferecida nas universidades brasileiras visando promover a pesquisa e a inovação entre os graduandos. Os programas de fomento que a financiam surgiram a partir da década de 1950, havendo, todavia, uma escassez de estudos que busquem avaliar a contribuição social desse investimento público. Isto posto, o presente artigo busca mapear e analisar a trajetória acadêmica e profissional dos egressos desses programas inseridos como docentes em cursos de stricto sensu da região Nordeste. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de base documental, que utilizou as bases de dados da Plataforma Lattes e do Google Scholar, tendo trabalhado com 4.470 docentes. Os resultados apontaram os principais ganhos obtidos por esses profissionais com o programa, reforçando a sua importância para a sociedade.

PDF

Referências

Almeida, C. C., &Grácio, M. C. C. (2019) Encontros: Produção científica brasileira sobre o indicador “fator de impacto”: Um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 24(54), 62-77. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p62

Aragón, V. A., Martins, C. B., & Velloso, J. R. (1999). O programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC e sua relação com a formação de cientistas. Brasília: Universidade de Brasília.

Caregnato, S. E. (2011). Google acadêmico como ferramenta para os estudos de citações: Avaliação da precisão das buscas por autor. Ponto de Acesso, 5(3), 72-86. https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v5i3.5682

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE. (2017). A formação de novos quadros para CT&I: Avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação. Brasília: o autor. Recuperado em 13 de janeiro de 2023 em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/2373_PIBIC_Relat%C3%B3rio_completo.pdf

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. (2022). Plataforma do Currículo Lattes. Brasília: o autor. Recuperado em dezembro de 2022 em: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2023). Geocapes: Sistema de informações georreferenciadas. Brasília: o autor. Recuperado em 2 de agosto de 2022 em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2022). Cursos avaliados e reconhecidos. Brasília: o autor. Recuperado em 2 de agosto de 2022 em: https://sucupira.capes.gov.br /

Freitas, J. L., Rosas, F. S., & Miguel, S. E. (2017). Estudos métricos da informação em periódicos do portal SciELO: Visibilidade e impacto na Scopus e Web of Science. Palabra Clave, 6(2), 1-2. https://doi.org/10.24215/PCe021

Hirsch, J. E. (2005). An index toquantifyanindividual’sscientificresearch output: An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences, 102(46), 16569-16572. https://doi.org/10.1073/pnas.0507655102

Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. (2020). Ranking depositantes residentes: 2020. Brasília: o autor. Recuperado em 16 de agosto de 2023 de: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/arquivos/estatisticas-preliminares/rankdepositantesresidentes-2020.pdf

Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. (2022). Ranking depositantes residentes: 2021. Brasília: o autor. Recuperado em 16 de agosto de 2023 de: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/arquivos/estatisticas-preliminares/rankdepositantesresidentes-2020.pdf

Kousha, K., & Thelwall, M. (2007). Google scholar citations and google web/url citations: A multi-discipline exploratory analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 57(7), 1055-1065.

https://doi.org/10.1002/asi.20584

Marcuschi, L. A. (1996). Avaliação do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) do CNPq e propostas de ação. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.Oliveira, R. M. (2015). A contribuição do programa de iniciação científica da Fapesb na formação de capital humano para as universidades baianas (Dissertação de mestrado). Universidade Salvador, Salvador, BA, Brasil.

Sen, A. (2010). Desenvolvimento como liberdade (L. T. Motta, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. Recuperado em 4 de fevereiro de 2023 em: https://edisciplinas. usp.br/pluginfile.php/19539/mod_resource/content/2/CHY%20-%20Sen%20-%20Aula%208.pdf

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.