ÓRTESE COM IMPRESSÃO 3D PARA CORREÇÃO DE DESVIO ULNAR (OLADU E OCADU): RELATO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Órtese, Artrite Reumatóide, Impressão 3D, Dor Articular.

Resumo

Daniela Nakandakari Goia

Valéria Meirelles Carril Elui

Renê Donizetti Ribeiro de Oliveira

Carlos Alberto Fortulan


Introdução: Órteses confeccionada em material termoplástico e tração elástica para correção de desvio ulnar dos dedos é a mais utilizada no SUS, os clientes queixam-se da presença: pressão/dor na região do 2º metacarpiano e dedos, aumento de volume palmar e dificuldade de uso da mão. Foi desenvolvido em 2012-2015, dois modelos de órtese articulada, personalizada (longa - OLADU; curta - OCADU/ CAEE 38089114.1.0000.5440) e impressa em 3D.  Objetivo: Descrever a utilização e eficácia da OLADU e OCADU em três pacientes. Método: Estudo quantitativo narrativo descritivo e experimental do uso dos modelos de órtese por 2 meses, medidas goniométricas, questionário de opinião dos modelos utilizados através da escala de Likert, e opinião do cliente. Resultados: S1 feminino, do lar, 43 anos, S2 masculino, trabalhador rural, 62 anos, S3 feminino, do lar, 61 anos, todos destros e com desvio ulnar dos dedos (DUD) do lado dominante com déficit de extensão das metacarpofalangeanas. Todos apresentaram diminuição da dor (EAV S1 7/10 para 4/10, S2 6/10 para 2/10, S3 8/10 para 0/10), redução do desvio ulnar, referência métrica do 3°raio (S1 6° para 0; S2 de 8° para 0; S3 de 10° para 0), discreto ganho de extensão da MTCF e utilizam durante as atividades cotidianas. Relatam satisfação com a órtese, é leve, lavável e que auxilia na realização das atividades cotidianas com “os dedos mais retos e sem dor” (SIC). Conclusão: As duas órteses mostraram-se eficazes em relação à correção da deformidade e propiciaram maior função da mão, sem queixas álgicas ou alergias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SBTM CBRM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional Social e interface cultural, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Delegado Suplente do Brasil, pela Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO na Confederação Latina Americana de Terapia Ocupacional - CLATO, e Diretor Científico da Associação de Terapia Ocupacional do estado de São Paulo - ATOESP (gestão 2012 á 2017).

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

CBRM, S. (2017). ÓRTESE COM IMPRESSÃO 3D PARA CORREÇÃO DE DESVIO ULNAR (OLADU E OCADU): RELATO DE CASO. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 26–27. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12175

Edição

Seção

Anais do XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>