ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO PADRONIZADO PARA O TESTE DE MATERIAIS TERMOPLÁSTICOS PARA ÓRTESES

Autores

Palavras-chave:

Aparelhos ortopédicos, Teste de materiais, Reabilitação, Polímeros.

Resumo

Luciana Bolzan Agnelli Martinez

Valéria Meirelles Carril Elui

Rodrigo Andrade Martinez

José Augusto Marcondes Agnelli


Introdução: As órteses para os membros superiores devem ser confeccionadas sob medida e se faz necessária uma boa seleção do material. Os termoplásticos de baixa temperatura são os mais utilizados atualmente e suas propriedades devem ser conhecidas e mensuradas adequadamente pelos profissionais da área. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo elaborar um protocolo para avaliar, de forma padronizada, algumas propriedades dos materiais termoplásticos de baixa temperatura necessárias na prática clínica. Método: Trata-se de um estudo exploratório, pois envolveu a criação de um instrumento de avaliação, visando a descoberta e o achado. Para que os materiais possam ser avaliados de forma padronizada, possibilitando a comparação e replicação, foi elaborado um instrumento específico para isso, denominado “Manuseio Padronizado de Materiais Termoplásticos para Órteses”. Resultados: O instrumento contém cinco propriedades a serem avaliadas: Temperatura de Trabalho, Moldabilidade, Memória, Auto-aderência e Rigidez. O protocolo fornece, para cada um dos itens, a definição técnica, considerações relativas à aplicação na confecção de órteses e a descrição dos testes. Discussão: Na prática clínica as propriedades dos materiais geralmente são verificadas pela percepção do profissional que o manipula. Testes padronizados, como os propostos no presente estudo, são importantes para uma análise precisa dos materiais. Conclusão: Os testes criados para mensurar moldabilidade, memória e auto aderência representam um avanço para a análise e comparação entre materiais existentes no mercado. O instrumento elaborado poderá ser utilizado por profissionais da prática clínica e por pesquisadores que pretendem investigar materiais termoplásticos para essa finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SBTM CBRM, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Terapeuta Ocupacional formado pelo Centro Universitário São Camilo - SP. Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Membro do Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas, Território e Sociedade, e do Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: rastros sensíveis, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve práticas e pesquisas em Terapia Ocupacional Social e interface cultural, sob abordagens em Desenvolvimento Local Participativo, Trabalho e Emprego, Gênero e arranjos comunitários.  Delegado Suplente do Brasil, pela Associação Brasileira de Terapia Ocupacional - ABRATO na Confederação Latina Americana de Terapia Ocupacional - CLATO, e Diretor Científico da Associação de Terapia Ocupacional do estado de São Paulo - ATOESP (gestão 2012 á 2017).

Downloads

Publicado

05-09-2017

Como Citar

CBRM, S. (2017). ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO PADRONIZADO PARA O TESTE DE MATERIAIS TERMOPLÁSTICOS PARA ÓRTESES. Revista Interinstitucional Brasileira De Terapia Ocupacional - REVISBRATO, 36–37. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/12180

Edição

Seção

Anais do XIV Congresso Brasileiro de Reabilitação da Mão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>