ANÁLISE DE PREENSÃO PALMAR E SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM MÚSICOS

SBTM CBRM

Resumo


Ramon Deivis Da Silva

Vitor Kinoshita Souza

Heloyse Uliam Kuriki

Alexandre Marcio Marcolino

Marisa De Cássia Registro Fonseca

Rafael Inácio Barbosa

 

Objetivo: Avaliar a preensão palmar em músicos atuantes em bandas de música marcial e orquestra e conhecer o perfil sociodemográfico dos mesmos, identificando os segmentos com queixa de dor. Resultados: Para a avaliação da preensão palmar observou-se que o grupo madeira apresentou a menor média, com diferença estatística quando comparada com os grupos metal e percussão, porém todos os grupos permaneceram dentro da faixa de normalidade para a população brasileira. Para todas as classes de instrumentos, a maioria dos indivíduos apresentaram alguma dor causada pela prática instrumental como: cervical, punho/mão e região lombar. Discussão: Os músicos em geral, sejam eles profissionais, professores ou estudantes, representam um grupo ocupacional único, no qual os problemas neuromusculares relacionados ao tocar parecem ser comum. Por este motivo, é importante educá-los sobre os riscos a que podem estar expostos, uma vez que estes podem levá-los a uma lesão relacionada ao trabalho. Teixeira et al., concluíram que as maiores queixas foram relacionadas à região cervical, lombar, ombro e braço corroborando com os dados encontrados em nosso estudo. Conclusão: Na amostra analisada, pode-se concluir que há uma alta incidência de dor em regiões específicas, porém, tais queixas não são relacionadas com a diminuição da força de preensão palmar.


Palavras-chave


Dor Musculoesquelética; Fisioterapia; Música; Ortopedia.

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