A institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no ensino superior de alagoas: percurso histórico/ Academic institutionalization in occupational therapy in college education in alagoas: historic path

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto43842

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional/história. Institucionalização. Ensino Superior

Resumo

Introdução: O Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas teve suas atividades iniciadas no primeiro semestre de 1997, após autorização de um Decreto Estadual. Porém, apesar de mais de vinte anos de fundado, não há informações na literatura acerca da sua institucionalização, que foi de grande importância para expandir o acesso da população alagoana à assistência terapêutica ocupacional. Objetivo: Descrever o processo de institucionalização acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional no ensino superior do Estado de Alagoas, em seus primeiros anos de fundação. Método: Foi utilizado o método história oral para a produção de dados, o qual permite a tecitura de documentos, a partir da vida social de pessoas, e, de forma secundária, o levantamento de documentos oficiais da instituição de ensino acerca da criação do Curso. Buscou-se identificar e localizar pessoas que participaram da construção do Curso nos anos iniciais, tendo sido realizadas entrevistas com quatro delas. Resultados: O estudo revelou que a institucionalização acadêmica da Terapia Ocupacional no ensino superior de Alagoas se deu em meio a inúmeras dificuldades estruturais da Instituição de Ensino Superior e do próprio mercado de trabalho para a área no estado, praticamente inexistente na época. Conclusão: Apesar das dificuldades relatadas, a criação da graduação impulsionou a formação de um mercado de trabalho no estado, contribuindo para formação de terapeutas ocupacionais e para que a população pudesse se beneficiar dos serviços da área. 

Palavras-chave: Terapia Ocupacional/história. Institucionalização. Ensino Superior

 

Abstract
Introduction: The Bachelor's Course in Occupational Therapy from the State’s Health and Science University had its first activities started in the first semester of 1997, after a state decreet authorizing it. However, even though it has been more than twenty years since its foundation there is no information in the literature regarding its institutionalization, which, was of extreme importance to expand the access to the people from Alagoas to occupational therapy assistance. Objectives: To describe the academic institutionalization process of the Occupational Therapy course in college education in its first years since it was founded. Method: The oral history method was used to produce data, which allows the weaving of documents from the social life of people and, secondarily, the survey of official documents from the educational institution about the creation of the program. It was aimed to identify and locate people who participated in the construction and in the first years of the program, four of them were interviewed. Results: The study revealed that the academic institutionalization of Occupational Therapy in college education in Alagoas has happened among several structural difficulties from the College as well as the Job Market to the field in the state, which, was practically non existing back then. Conclusion: Despite said difficulties, the creation of this bachelor's course, has boosted the creation of a job market in the state, thus contributing to the formation of occupational therapists and, to the benefit of society when using the services provided by the field.

Keywords: Occupational Therapy/history. Institutionalization. College education.

 

Resumen

Introducción: La Licenciatura en Terapia Ocupacional de la Universidad Estatal de Ciencias de la Salud de Alagoas inició sus actividades en el primer semestre de 1997, previa autorización de Decreto del Estado. Sin embargo, a pesar de más de veinte años de fundación, no existe información en la literatura sobre su institucionalización, la cual fue de gran importancia para ampliar el acceso de la población de Alagoas a la asistencia terapéutica ocupacional. Objetivo: Describir el proceso de institucionalización académica del curso de Terapia Ocupacional en la educación superior en el estado de Alagoas en sus primeros años de fundación. Metodo: Para la producción de datos se utilizó el método de historia oral, que permite tejer documentos de la vida social de las personas y, en segundo lugar, el relevamiento de documentos oficiales de la institución educativa sobre la creación del Curso. Se buscó identificar y ubicar a las personas que participaron en la construcción y años iniciales del Curso y se realizaron entrevistas a cuatro de ellos. Resultados: El estudio reveló que la institucionalización académica de la Terapia Ocupacional en la educación superior en Alagoas se dio en medio de numerosas dificultades estructurales de la Institución de Educación Superior y del mercado laboral para el área en el estado, prácticamente inexistentes en ese momento. Conclusión: A pesar de las dificultades reportadas, la creación del programa de pregrado impulsó la formación de un mercado laboral en el estado, contribuyendo a la formación de terapeutas ocupacionales y para que la población pudiera beneficiarse de los servicios en la zona.

Palabras clave: Terapia ocupacional/historia. Institucionalización. Enseñanza superior.

Biografia do Autor

Stéphany Conceição Correia Alves Guedes Reis, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional - Uncisal

Meste e Doutoranda - PPGTO - UFSCar

Especialização em Neuropsicologia Infantil

Especialização em Psicopedagogia

Experiência em História e Fundamentos da Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacioal e Educação, Terapia Ocupacional Social

 

Referências

Almeida, M. H. M.; Ferreira, A. B. & Batista, M. P. P. (2011). Formação do terapeuta ocupacional em gerontologia: contribuições de docentes de cursos de graduação em terapia ocupacional no Brasil. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 22(3), 289-297. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p289-297

Bosi, E. (2003). Tempo vivo da memória. São Paulo, Ateliê.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 20 de maio de 2020, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (1997). Parecer CNE/CES nº 776, de 3 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 20 de maio de 2020, de http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_parecer77697.pdf

Drummond, A. F. & Rodrigues, A. M. V. N. (2004). Os desafios da implantação de uma proposta de flexibilização curricular nos cursos de terapia ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 15(3), 106-11. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p106-111

ECMAL. (1993). Projeto de Criação do Curso de Terapia Ocupacional: Carta Consulta. Maceió.

ECMAL. (1996). Memorial fotográfico da visita dos professores representantes da Escola de Ciências Médicas de Alagoas à UNIFOR e à UFSCar. Maceió, 1996.

Furtado, E. A. & Fischer, M. C. B. (2011). Método da Escavação em Terapia Ocupacional: Um dispositivo dinâmico a três polos? Revista Trab. Educ. Saúde, 9(1), 175-199. https://doi.org/10.1590/S1981-77462011000400009

Gaspar, L. A. (2013). Formação em Terapia Ocupacional no Brasil: desafios e perspectivas. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília]. https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5390/1/2013_LarissadeAssisGaspar.pdf

Gigante, M. A. (2008). História oral de idosos asilados em São Carlos – SP: Velhice, asilo e memória da cidade (1950-2008). [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103123

Hahn, M. S. & Lopes, R. E. (2003). Diretrizes para a formação de terapeutas ocupacionais: percursos e perspectivas. Proposições, 14(1), 121-139. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/download/8643911/11378/

Lopes, R. E.; Malfitano, A. P. S.; Silva, C. R.; Borba, P. L. O. & Hahn, M. S. (2010). Educação profissional, pesquisa e aprendizagem no território: notas sobre a experiência de formação de terapeutas ocupacionais. Revista O Mundo da Saúde, 34(2), 140-147. http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/75/140a147.pdf

Lopes, R. E. (2004). Terapia ocupacional em São Paulo: um percurso singular e geral. Cad. de Terap. Ocup. da UFSCar, 12(2), 75-88. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/181%3E

Lopes, R. E. & Pan, L. C. (2013). O ensino de terapia ocupacional social. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 24(2), 103-11. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p103-111

Meihy, J. C. S. B. (2005). Manual de história oral. São Paulo: Loyola.

Meihy, J. C. S. B. & Holanda, F. (2007). História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Editora Contexto.

Moreira, A. B. (2008). Terapia Ocupacional: História Crítica e Abordagens Territoriais/Comunitárias. Revista Vita et Sanitas, 2(2), 79-91. http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/103

Pan, L. C. (2014). Políticas de ensino superior, graduação em Terapia Ocupacional e o ensino de Terapia Ocupacional social no Brasil. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6889

Reis, S. C. A. G. (2017). Histórias e memórias da institucionalização acadêmica da Terapia Ocupacional no Brasil: de meados da década de 1950 a 1983. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9697

Reis, S. C. C. A. G. & Lopes, R. E. (2018). O início da trajetória de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil: o que contam os (as) docentes pioneiros(as) sobre a criação dos primeiros cursos. Cad. Bras. Ter. Ocup., 26(2), 255-270. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1154

Rosa, S. D. & Emmel, M. L. G. (2001). Reflexões sobre os diferentes papéis assumidos pelo terapeuta ocupacional enquanto professor universitário. Cad. de Terap. Ocup. da UFSCar, 9(1), 1-15. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/231/0

Silva, V. P. & Barros, D. D. (2010). Método história oral de vida: contribuições para a pesquisa qualitativa em terapia ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 21(1), 68-73. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p68-73

Soares, L. B. (1991). Terapia Ocupacional: lógica do capital ou do trabalho? São Paulo: Editora Hucitec.

UNCISAL. (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió.

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Tematicas, 22(44), 203–220. https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

Downloads

Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Artigo Original