Cuidados paliativos e Doença de Alzheimer: análise bibliométrica e de conteúdo na Biblioteca Virtual em Saúde
Palliative care and alzheimer's disease: Bibliometric and content analysis in the Virtual Health Library
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto62487Resumo
Introdução: A Doença de Alzheimer se configura como um problema de saúde pública. Apesar dos avanços quanto à literatura científica e políticas públicas, há falta de reconhecimento da elegibilidade dos cuidados paliativos para pessoas com demência e de capacitação profissional, além de acesso a serviços especializados. Objetivo: Mapear o cenário da produção científica nacional e internacional acerca dos cuidados paliativos destinados às pessoas com Doença de Alzheimer. Método: A pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva realizada por meio de análise bibliométrica e de conteúdo, analisou 17 artigos disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados e Discussão: Os artigos foram publicados em 13 periódicos, com a participação de 63 autores de diferentes países. A amostra dos estudos primários foi composta por pessoas com demência internadas, residentes em diferentes tipos de instituições e em domicílio, familiares e profissionais, sobretudo médicos e enfermeiros, com o objetivo principal de avaliar a qualidade dos cuidados oferecidos, acesso a serviços e associação entre sintomas e qualidade de vida nas últimas semanas de vida. Foi possível extrair duas temáticas pela análise dos objetivos e desfechos: 1) intervenções terapêuticas e recursos e 2) instrução de profissionais e familiares envolvidos no cuidado. Conclusão: Verifica-se a necessidade de investir na capacitação profissional na área, ampliação de pesquisas sobre intervenções não farmacológicas e suporte aos familiares/cuidadores, além de acabar com a percepção errônea de cuidados paliativos como sinônimo de cuidados de fim de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.