Atuação terapêutica ocupacional e em tecnologia assistiva em uma creche: análise da prática/The therapeutic occupational performance and assistive technology in a nursery: a practice analysis
DOI:
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto28170Palabras clave:
Terapia OcupacionalResumen
A Educação inclusiva tem avançado no Brasil e, nesta direção, a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar foi reconhecida e disciplinada pela Resolução 500 (2018) do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prática analisada ocorreu durante a formação de acadêmicos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco em uma creche e objetivou descrever a prática no campo da Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, com base nesta Resolução. Identificou-se que muitas ações foram contempladas, mas a carga horária reduzida da prática dificultou a ampliação dessa intervenção. Pôde-se perceber a demanda para atuação terapêutica ocupacional no contexto escolar.
Abstract
Inclusive education has advanced in Brazil, and in this direction, the specialty of Occupational Therapy in School Context was recognized and disciplined by the Resolution 500 of the Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO). The practice described occurred during the training of Occupational Therapy students of the Federal University of Pernambuco in a daycare center and aimed to describe the practice in the field of Occupational Therapy in the School Context, based on the Resolution. It was identified that many actions were contemplated, but the reduced time schedule of the practice made it difficult to expand this intervention. It was possible to notice the demand for occupational therapeutic actions in the school context.
Key words: Daycare centers, Educational inclusion, Occupational therapy, Self-help equipment, Children with disabilities.
Resumen
La Educación inclusiva ha avanzado en Brasil, y en esta dirección, la especialidad de Terapia Ocupacional en el Contexto Escolar ha sido reconocida y disciplinada por la Resolución 500 del Consejo Federal de Fisioterapia y Terapia Ocupacional (COFFITO). La práctica descrita ha ocurrido durante la formación de académicos de Terapia Ocupacional de la Universidad Federal de Pernambuco en una guardería y tiene por objetivo describir la experiencia en el campo de la terapia ocupacional en el contexto escolar basada en la resolución. Se señala que muchas acciones han sido contempladas, sin embargo, la carga horaria reducida de la práctica dificultó la expansión de esta intervención. Se ha percibido la demanda para actuación terapéutica ocupacional en el contexto escolar.
Palabras clave: Guarderías, Inclusión educacional, Terapia ocupacional, Equipamientos de autoayuda, Niños con discapacidad.
Citas
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Brasil). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018 – Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial da União no dia 25 de janeiro de 2019, pp. 80-81.
Baladi ABPT; Castro NMD; Filho MCM. Paralisia Cerebral. In: Fernandes AC; Ramos ACR; Casalis MEP; Hebert SK; organizadores. AACD Medicina e Reabilitação – Princípios e Prática. São Paulo: Artes Médicas; 2007, p. 15-35.
Moore CA; Staples JE; Dobyns WB; et al. Characterizing the Pattern of Anomalies in Congenital Zika Syndrome for Pediatric Clinicians. JAMA Pediatr. 2017; 171(3): 288–295. DOI:10.1001/jamapediatrics. 2016.3982
BRASIL. República Federativa do Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da república Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 jul. 2015. [acesso em 2015 ago. 25].
Hiratuka E; Matsukura TS; Pfeifer LI. Adaptação transcultural para o Brasil do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Rev. bras. fisioter. [Internet]. 2010 novembro-dezembro [acesso em 12 de junho de 2019]; 14(6): 537-544.
Silva DBR; Funayama CAR; Pfeifer LI. Manual Ability Classification System (MACS): reliability between therapists and parents in Brazil. Braz. J. Phys. Ther. [Internet]. 2015 fevereiro [acesso em 12 de junho de 2019]; 19(1): 26-33.
Guedes-Granzotti RB; Andrade LA; Silva K; Bicalho ICS; Fukuda MTH; Domenis DR. Adaptação transcultural do Communication Function Classification System para indivíduos com paralisia cerebral. Rev. CEFAC [Internet]. 2016 julho-agosto [acesso em 12 de junho de 2019]; 18(4): 1020-1028.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, terceira edição, 2015.
Marques NR; Hallal CZ; Gonçalves M. Características biomecânicas, ergonômicas e clínicas da postura sentada: uma revisão. Fisioter. Pesqui. [Internet]. 2010 [acesso em 22 de junho de 2019]; 17(3): 270-276.
Bersch R. Introdução à Tecnologia Assistiva. [publicação online]; 2017 [acesso em 29 de maio de 2019]. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf.
Rocha EF; Souza CCBX. Terapia Ocupacional, Consultoria e Educação. In: Rocha, EF; Brunello, MIB; Souza, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec; 2018. Cap. 2
ROCHA EF; SOUZA, CCBX. Terapia Ocupacional e Educação: questões atuais e perspectivas futuras. In: ROCHA, EF; BRUNELLO, MIB; SOUZA, CCBX. Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. São Paulo: Hucitec, 2018. Cap. 1.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.