Prejuízos da implementação do ensino remoto para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional
Disadvantage from the implementation of remote education for undergraduate courses in occupational therapy
DOI :
https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto59628Mots-clés :
Ensino Online, Terapia Ocupacional, AprendizagemRésumé
Introdução: Atualmente, o curso de Terapia Ocupacional no Brasil mantém-se majoritariamente em modalidade presencial, priorizando as aulas práticas e os estágios presenciais como formas de ensino essenciais para o aluno compreender o real funcionamento prático da profissão. Todavia, a utilização da modalidade de ensino remoto, impulsionados pelo isolamento da pandemia da COVID-19, têm gerado preocupações sobre o aprendizado do curso. Objetivo: Avaliar os prejuízos da implementação do ensino remoto e as possíveis implicações para os cursos de graduação em Terapia Ocupacional de universidades brasileiras, através da percepção de discentes e docentes da área. Métodos: Estudo exploratório por meio de levantamento de dados, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando Formulário Google®. Os dados foram contabilizados, analisando as concepções e opiniões dos participantes sobre os prejuízos gerados pelo ensino remoto no aprendizado destes. Resultados: Foram contatadas 32 universidades, contando com 216 participantes, sendo 178 discentes e 38 docentes. Do total de respostas, 72,8% foram classificadas e utilizadas como base para a análise. Entre os discentes, 58,7% afirmaram que o ensino remoto causa prejuízo na formação acadêmica e profissional, e 44% dos docentes destacaram o prejuízo na interação social. Conclusões: O aumento de discussões sobre a oferta de cursos da saúde em modalidade remoto, fomentadas pela implementação emergencial do ensino remoto, devem ser desmotivadas, buscando evidenciar o caráter preocupante e prejudicial da implementação desta modalidade nos cursos da área da saúde, que necessitam de atividades e intervenções práticas em conjunto com docentes, pacientes e pares.
Palavra-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem.
Références
Reis, S. C. C. A. G., & Lopes, R. E. O início da trajetória de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil: o que contam os(as) docentes pioneiros(as) sobre a criação dos primeiros cursos. (2018). Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(2):255-270. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1154
Silva, C. F. O. COFFITO participa de discussão na Câmara sobre Ead em Saúde e ganha apoio de parlamentares também contrários à prática. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. (2019). Recuperado em 21 de dezembro de 2022. https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15039.
Portaria nº 2.117, de 06 de Dezembro de 2019. (2019). Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Recuperado em 12 de dezembro de 2022. https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-2117-2019-12-06.pdf.
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO (2020). Terapia Ocupacional. Definição. https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382.
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO. Formação em TO no Brasil. (2020). http://reneto.org.br/formacao-em-to-no-brasil/>.
Borba, P. L. O., & Bassi, B. G. C., & Pereira, B. P., & Vasters, G. P., & Correia, R. L., & Barreiro, R. G. (2020). Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(3): 1103-1115. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN2110
Gomes, A. B. S. & Silva, G. M. R. & Cardoso, G. P. & Barba, P. C. S. D. & Santos, J. L. F & Pfeifer, L. I. (2022). Implicações do ensino remoto no processo de aprendizagem dos graduandos em terapia ocupacional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 6(3), p. 1089-1100. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto49232
Assessoria de Comunicação Social do INEP. Ensino a distância cresce 474% em uma década. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2022). https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada#:~:text=Em%202021%2C%20foram%20mais%20de,queda%20de%208%2C3%25.
Folha de S.Paulo. Matrículas em cursos da saúde cresceram 78%. Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior. (2022). Recuperado em 12 de dezembro de 2022. <https://abmes.org.br/noticias/detalhe/4644/matriculas-em-cursos-a-distancia-na-area-da-saude-cresceram-78->.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Felix, J. B., Lima, A. C. D. Perspectivas sobre o uso da análise da atividade na Terapia Ocupacional: um estudo com preceptores. (2020). Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(6):933-949. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto35442
Cavichiolo, K. S. Ações Afirmativas: Políticas de Permanência Para Estudantes Cotistas na Universidade Federal de São Carlos. (2019) [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11222
Santos, H. M. R. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. (2020). Práxis Educativa, 15(2015805):1–17. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091
Santos, G. M. R. F., & Silva, M. E., & Belmonte, B. R. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. (2021) Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21(1): S245-S251. https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/b3TVbVHcCZRxkVZPFPK6PHF/?format=pdf&lang=pt
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração e Transferência de Direitos Autorais
O periódico REVISBRATO -- Revista interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons BY (esta licença permite a distribuição, remixe, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que os devidos créditos sejam dados aos autores e autoras da obra, assim como da revista. Mais detalhes disponíveis no site http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).
No momento da submissão do manuscrito os autores deverão encaminhar, nos documentos suplementares a Declaração de responsabilidade, conflito de interesse e transferência de direitos autorais, segundo modelo disponivel na página "Instruções aos autores"
- Uso de imagens e discursos
Quando um autor submeter imagens para capa, que não correspondam a pesquisas em formato de artigo e que não tenham obrigatoriedade de autorização de Comitê de Ética, assim imagens presentes em outras seções, deverá ser anexado o TERMO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DA IMAGEM E DE DISCURSO (disponível modelo na página "Instruções aos autores"). Somente é necessário que o autor principal assine o termo e o descreva conforme o modelo abaixo em word.