v. 2 n. 2 (2017)

					Visualizar v. 2 n. 2 (2017)

::::Extra! Extra!::::

Acaba de ser lançada a Seção Especial “A contemporaneidade do Direito Comparado: estudos de teoria e prática” na quarta edição da revista Teoria Jurídica Contemporânea, periódico do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O v. 2 n. 2 (julho a dezembro de 2017) da revista TJC esteve sob a responsabilidade dos editores convidados Deo Campos (Doctum, Juiz de Fora/MG, Brasil), Jean-Louis Halpérin (École Normale Supérieure, Paris, França) e José Ribas Vieira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil) e contou com a participação de 14 autores em 11 trabalhos inéditos que promoveram a reflexão sobre a atualidade e importância do pensamento jurídico em sua perspectiva comparada.

No total, publicamos 3 artigos na Seção Geral, voltados para temáticas jurídicas diversas; 5 artigos na Seção Especial, dedicados a abordar diferentes questões sobre a teoria e a prática do Direito Comparado; e 3 contribuições na Seção Extra focadas na chamada da revista, são elas: a entrevista inédita com Ana Lúcia de Lyra Tavares conduzida por nossos editores Deo Campos Dutra e José Ribas Vieira; a tradução de Héloïse Pandelon da clássica contribuição de Otto Pfersmann à construção teórica do direito comparado e a opinativa resenha de Michael Cruz Rodriguez acerca de obra coletiva coordenada por Richard Albert e Carlos Bernal.

Oportunamente destacamos nosso sincero orgulho em publicar o artigo do também editor Jean-Louis Halpérin (École Normale Supérieure, Paris, França) sobre direito penal comparado e a contribuição de Sherally Munshi (Georgetown University Law Center, Washington, Estados Unidos) em interessante crítica decolonizante sobre o direito comparado.

Vale ressaltar que desde 2016 a revista passa por uma evolução muito significativa em seu impacto acadêmico. Segundo os dados coletados pelo sistema Open Journal Systems (OJS), desde seu início a revista praticamente duplicou em 1 ano seu banco de usuários cadastrados (2016 - 119; 2017 - 347) e neste primeiro semestre de 2018 já quadruplicamos o dado inicial (2018 - 417).No campo de leitores cadastrados tivemos também um expressivo engajamento entre 2016 e 2017 mantendo o crescimento para 2018 (37, 175, 225), mesmo desconsiderando neste dado bruto o impacto acadêmico não contabilizado pela alta circulação de nossa produção em redes sociais além dos acessos dos trabalhos por outras plataformas em ambiente nacional e internacional. Como medidas de eficiência também diminuímos o tempo de resposta aos autores e de avaliação dos trabalhos (97, 64, 27), além de termos corrigido diversas funções do sistema e a interface de alguns dos nossos recursos. Também tivemos um aumento significativo nos membros da Equipe Editorial para otimizar o contato com os interlocutores e qualificar ainda mais a gestão administrativa e acadêmica de nosso periódico.

Cumprimentamos todos os editores, autores e avaliadores pela inestimável contribuição com esta quarta edição, reforçamos o impacto científico e a qualidade dos trabalhos oferecidos à comunidade acadêmica e agradecemos aos membros da Equipe Editorial por todos os esforços para publicação deste número.

Esperamos, mais uma vez, que a revista traga boas reflexões aos nossos leitores!

Equipe Editorial TJC

Publicado: 2018-06-12

Edição completa