Ensino de Gramática e Múltiplos Letramentos: Percepções sobre a Construção de Sentidos sob Influência do Valor Indexical da Linguagem e seu Impacto no Ensino da Concordância Verbal

Autores

  • Danieli Silva Chagas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10363

Palavras-chave:

Ensino de gramática, Concordância verbal, Múltiplos letramentos, Valor indexical da linguagem.

Resumo

 Este artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades inerentes ao ensino de fenômenos linguísticos de natureza microestrutural, como a concordância verbal, a partir dos três eixos para o ensino de gramática (VIEIRA, no prelo), a saber, (i) o ensino de gramática como atividade reflexiva (FRANCHI, 2006; BASSO e OLIVEIRA, 2012; FOLTRAN 2013), (ii) o ensino de gramática vinculado à produção de sentidos (NEVES, 2013; PAULIUKONIS, 2014; ORLANDI, 2006; SIGNORINI, 2006; SIGNORINI, 2008) e (iii) o ensino de gramática relacionado ao plano da variação e normas (VIEIRA, 2013; GÖRSKI; FREITAG, 2013; MARTINS, VIEIRA, TAVARES, 2014). Trata-se da apresentação de alternativas para o trabalho com o eixo 2, mais bem explorado, a princípio, em estudos voltados para fenômenos de natureza macroestrutural que em fenômenos como a concordância. As reflexões apontam alternativas existentes para o trabalho da concordância verbal, e de outros fenômenos, face à abordagem da construção de sentidos sob a ótica dos múltiplos letramentos e do valor indexal da linguagem.

Biografia do Autor

Danieli Silva Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, pós-graduada em Literaturas Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição e em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Educação e Educação a Distância, com ênfase na elaboração de material didático. Atualmente é professora conteudista na Dtcom, onde elabora material didático para cursos de graduação e pós-graduação à distância; professora tutora a distância na Universidade Aberta do Brasil UAB/ Consórcio CEDERJ, atuando na disciplina Estágio Supervisionado, integrante do curso de Letras oferecido pela Universidade Federal Fluminense- UFF em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ; e professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

III. Para o tratamento de norma e variação no ensino de gramática