Ensino de Gramática e Múltiplos Letramentos: Percepções sobre a Construção de Sentidos sob Influência do Valor Indexical da Linguagem e seu Impacto no Ensino da Concordância Verbal
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10363Mots-clés :
Ensino de gramática, Concordância verbal, Múltiplos letramentos, Valor indexical da linguagem.Résumé
Este artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades inerentes ao ensino de fenômenos linguísticos de natureza microestrutural, como a concordância verbal, a partir dos três eixos para o ensino de gramática (VIEIRA, no prelo), a saber, (i) o ensino de gramática como atividade reflexiva (FRANCHI, 2006; BASSO e OLIVEIRA, 2012; FOLTRAN 2013), (ii) o ensino de gramática vinculado à produção de sentidos (NEVES, 2013; PAULIUKONIS, 2014; ORLANDI, 2006; SIGNORINI, 2006; SIGNORINI, 2008) e (iii) o ensino de gramática relacionado ao plano da variação e normas (VIEIRA, 2013; GÖRSKI; FREITAG, 2013; MARTINS, VIEIRA, TAVARES, 2014). Trata-se da apresentação de alternativas para o trabalho com o eixo 2, mais bem explorado, a princípio, em estudos voltados para fenômenos de natureza macroestrutural que em fenômenos como a concordância. As reflexões apontam alternativas existentes para o trabalho da concordância verbal, e de outros fenômenos, face à abordagem da construção de sentidos sob a ótica dos múltiplos letramentos e do valor indexal da linguagem.
Références
BAGNO, M. Dramática da Língua Portuguesa: Tradição gramatical, Mídia e Exclusão Social. São Paulo: Loyola, 2000.
BASSO, R.M; OLIVEIRA, R.P. Feynman, a linguística e a curiosidade, revisitado. Matraga. v. 19, nº 30, 2012. p.13-40.
BORTONI-RICARDO, S. M. A língua portuguesa no Brasil; Um modelo para a análise sociolinguística do português brasileiro. In:______. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p.31-52.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília. MEC/SEF, 1998b. 106p.
BUCHOLTZ, M; HALL, K. Language and Identy. In: DURANTI, alessandro (Org.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxfors: Brasil Blackwell, 2003 p. 268-294
DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia. Termos da oração. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed, 3ª reimpressão,. São Paulo: Contexto, 2014. p.185-203.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira -- desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
FOLTRAN, M.J. Ensino de sintaxe: atando as pontas. In: MARTINS, M.A (Org.). Gramática e ensino. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, volume I. Natal: EDUFRN, 2013. p. 163-184.
FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramática”?. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
GORSKI, E. M.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Working papers em Linguística, 10 (1): 73-91, Florianópolis, 2009.
______, E. M.; FREITAG, R. M. K. O papel da sociolinguística na formação de professores de língua portuguesa como língua materna. In: TAVARES, M. A.; MARTINS, M. A. (Orgs.). Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o ensino de língua portuguesa. Coleção Ciências Aplicadas ao Ensino, volume V. Natal: EDUFRN, 2013.
______. Língua materna e ensino: alguns PRessupostos para a prática pedagógica.In: SILVA, C.R. (Org.). Ensino de Português: demandas teóricas e práticas. João Pessoa: Idéia, p. 91-125, 2007.
LEMLE, M., NARO, A.J. Competências básicas do português. Rio de Janeiro: Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização, 1977.
LEMLE, M.; SILVA, M. C. F. Variação na expressão da concordância: várias gramáticas e vários gramáticos. In: MARTINS, M. A. (Org.) Gramática e ensino. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, volume I. Natal: EDUFRN, 2013. p. 93-112
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
MARTINS, M.; VIEIRA, S.R; TAVARES, A (Orgs.) Ensino de Português e Sociolingüística. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTINS, M. A. (Orgs.) Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o ensino de língua portuguesa. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, volume V. Natal: EDUFRN, 2013. p. 11-52
NEVES, M. H.M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2014.
______. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2013
ORLANDI, E. Identidade linguística escolar. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. 4ª reimpressão. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2006. p.203-212.
PAGOTTO, E. G. Norma e condescendência; ciência e pureza. Línguas e instrumentos linguísticos 2. 1998. P. 49-68.
PAULIUKONIS, M. A. L. Texto e contexto. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed, 3ª reimpressão,. São Paulo: Contexto, 2014. p.239-258.
PERINI, M. Gramática descritiva do português. 4ª edição. 11ª impressão. São Paulo; Ática, 2007.
PIRES, V. L.; WERNER, A. A dêixis na teoria da enunciação de Benveniste. In: Revista Letras nº 33, Émile Benveniste. Interfaces & Enunciação. Santa Maria, UFSM, 2007.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social.São Paulo: Parábola editorial, 2009.
SIGNORINI, I. Construindo com a escrita outras cenas de fala. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. 2ª reimpressão. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2008. p.97-134.
______. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussãono campo aplicado. 4ª reimpressão. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2006. p.139-171.
SOUZA, D. da S. de. Estratégias de indeterminação do sujeito: uma proposta pedagógica para o ensino de gramática. Rio de Janeiro RJ: UFRJ, 2015. Dissertação de mestrado.
TFOUNI, L.V. A dispersão e a deriva na constituição da autoria e suas implicações para uma teoria do letramento. In: SIGNORINI, Inês. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. 2ª reimpressão. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2008. p.97-134.
VIEIRA, Silvia Rodrigues. Três eixos para o ensino de gramática: uma proposta experimental. In: NORONHA, C. A.; SÁ JR., L. A. de. (Orgs.) Escola, ensino e linguagens. Propostas e reflexões. Natal/RN: UFRN. (E-book, no prelo)
______. Concordância verbal. In: Vieira, S. R. & Brandão, S. F. (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed, 3ª reimpressão,. São Paulo: Contexto, 2014 [2007]. p.85-102.
______. Sociolinguística e ensino de português: para uma pedagogia da variação linguística. In: TAVARES, M. A.; MARTINS, M. A. (Orgs.) Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o ensino de língua portuguesa. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, volume V. Natal: EDUFRN, 2013. p. 53-90
______. Concordância verbal: variação em dialetos populares no norte fluminense. Rio de Janeiro, 1995. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
______; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed.São Paulo: Contexto, 2014. [2007].
______; BAZENGA, A. M. A concordância de terceira pessoa plural: padrões em variedades do Português. In: Vieira, S. R. (Org.). A concordância verbal em variedades do Português. Rio de Janeiro: Vermelho marinho, 2015. p.29-75.
______; PIRES, J. C. de P. Padrões variáveis de concordância verbal em redações de vestibular: restrições e avaliação. Matraga v. 19, no. 30, 2012. 168-188
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).