Ensino de Gramática e Múltiplos Letramentos: Percepções sobre a Construção de Sentidos sob Influência do Valor Indexical da Linguagem e seu Impacto no Ensino da Concordância Verbal
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10363Palabras clave:
Ensino de gramática, Concordância verbal, Múltiplos letramentos, Valor indexical da linguagem.Resumen
Este artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades inerentes ao ensino de fenômenos linguísticos de natureza microestrutural, como a concordância verbal, a partir dos três eixos para o ensino de gramática (VIEIRA, no prelo), a saber, (i) o ensino de gramática como atividade reflexiva (FRANCHI, 2006; BASSO e OLIVEIRA, 2012; FOLTRAN 2013), (ii) o ensino de gramática vinculado à produção de sentidos (NEVES, 2013; PAULIUKONIS, 2014; ORLANDI, 2006; SIGNORINI, 2006; SIGNORINI, 2008) e (iii) o ensino de gramática relacionado ao plano da variação e normas (VIEIRA, 2013; GÖRSKI; FREITAG, 2013; MARTINS, VIEIRA, TAVARES, 2014). Trata-se da apresentação de alternativas para o trabalho com o eixo 2, mais bem explorado, a princípio, em estudos voltados para fenômenos de natureza macroestrutural que em fenômenos como a concordância. As reflexões apontam alternativas existentes para o trabalho da concordância verbal, e de outros fenômenos, face à abordagem da construção de sentidos sob a ótica dos múltiplos letramentos e do valor indexal da linguagem.
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