Leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta de integração entre as atividades de ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n2a56713Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Atividades didáticas integradas, Atividades sociais.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental II, considerando a necessidade de ampliação da competência linguístico-discursiva dos aprendizes, que precisam mobilizar-se pelas diversas instâncias socioinstitucionais de construção da linguagem, em que se requer dos sujeitos múltiplas proficiências em contextos pragmáticos diferenciados e complexos. O referencial teórico fundamenta-se nas postulações de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006), Koch e Elias (2009a, 2009b), Bazerman (2011), Bakhtin (1998, 2010a, 2010b, 2013, 2016, 2017), Moura (2016, 2017), para os quais as atividades de ensino de língua constroem-se na própria dinâmica das práticas socioculturais. O corpus analisado é parte de atividades desenvolvidas por uma docente do Ensino Fundamental, organizadas em 04 (quatro) ciclos, dentre os quais analiso 3 (três) ciclos, em que faço reflexões acerca das atividades aí desenvolvidas, levando-me a concluir sobre a necessidade da integração entre ações didáticas mobilizadas em sala de aula e no espaço escolar, ações estas que levem à autonomia dos sujeitos nos espaços sociointerativos em que estão inseridos.
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