Leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta de integração entre as atividades de ensino de língua portuguesa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n2a56713

Schlagworte:

Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Atividades didáticas integradas, Atividades sociais.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar a integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental II, considerando a necessidade de ampliação da competência linguístico-discursiva dos aprendizes, que precisam mobilizar-se pelas diversas instâncias socioinstitucionais de construção da linguagem, em que se requer dos sujeitos múltiplas proficiências em contextos pragmáticos diferenciados e complexos. O referencial teórico fundamenta-se nas postulações de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006), Koch e Elias (2009a, 2009b), Bazerman (2011), Bakhtin (1998, 2010a, 2010b, 2013, 2016, 2017), Moura (2016, 2017), para os quais as atividades de ensino de língua constroem-se na própria dinâmica das práticas socioculturais. O corpus analisado é parte de atividades desenvolvidas por uma docente do Ensino Fundamental, organizadas em 04 (quatro) ciclos, dentre os quais analiso 3 (três) ciclos, em que faço reflexões acerca das atividades aí desenvolvidas, levando-me a concluir sobre a necessidade da integração entre ações didáticas mobilizadas em sala de aula e no espaço escolar, ações estas que levem à autonomia dos sujeitos nos espaços sociointerativos em que estão inseridos.

Autor/innen-Biografie

Heliud Luis Maia Moura, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, PA, Brasil

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

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Veröffentlicht

2024-06-30