Leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta de integração entre as atividades de ensino de língua portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n2a56713Mots-clés :
Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Atividades didáticas integradas, Atividades sociais.Résumé
O objetivo deste trabalho é analisar a integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental II, considerando a necessidade de ampliação da competência linguístico-discursiva dos aprendizes, que precisam mobilizar-se pelas diversas instâncias socioinstitucionais de construção da linguagem, em que se requer dos sujeitos múltiplas proficiências em contextos pragmáticos diferenciados e complexos. O referencial teórico fundamenta-se nas postulações de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006), Koch e Elias (2009a, 2009b), Bazerman (2011), Bakhtin (1998, 2010a, 2010b, 2013, 2016, 2017), Moura (2016, 2017), para os quais as atividades de ensino de língua constroem-se na própria dinâmica das práticas socioculturais. O corpus analisado é parte de atividades desenvolvidas por uma docente do Ensino Fundamental, organizadas em 04 (quatro) ciclos, dentre os quais analiso 3 (três) ciclos, em que faço reflexões acerca das atividades aí desenvolvidas, levando-me a concluir sobre a necessidade da integração entre ações didáticas mobilizadas em sala de aula e no espaço escolar, ações estas que levem à autonomia dos sujeitos nos espaços sociointerativos em que estão inseridos.
Références
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
_________. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.
_________. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.
_________. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
_________. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
____¬_____. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
_________. Introdução à linguística textual. 1ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. V; ELIAS V. M. Ler e compreender: os sentidos dos textos. São Paulo: contexto, 2009a.
____¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009b.
_________. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
_________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MOURA, H. L. M. Atividades de referenciação em narrativas afiliadas ao universo do lendário da Amazônia: implicações sociocognitivas e culturais. 338 f. Tese (Doutorado em Linguística. Área de Concentração: Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
_________. Atividades de produção escrita realizadas por alunos da educação básica: uma perspectiva interacionista e sociodiscursiva do ensino de língua materna. Mimeo, 2016.
_________. Atividades didáticas integradas no ensino de língua (ADIs): uma concepção dialógica e sociodiscursiva. Mimeo, 2017.
_________. A integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Revista de Estudos Linguísticos. V. 48, n 3, 2019.
VINHOTE, A. D. P. Atividades Didáticas Integrdas (ADIs): uma proposta para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciência da Educação, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS, Santarém 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Diadorim 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).