Leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta de integração entre as atividades de ensino de língua portuguesa

Autor

Słowa kluczowe:

Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Atividades didáticas integradas, Atividades sociais.

Abstrakt

O objetivo deste trabalho é analisar a integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental II, considerando a necessidade de ampliação da competência linguístico-discursiva dos aprendizes, que precisam mobilizar-se pelas diversas instâncias socioinstitucionais de construção da linguagem, em que se requer dos sujeitos múltiplas proficiências em contextos pragmáticos diferenciados e complexos. O referencial teórico fundamenta-se nas postulações de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006), Koch e Elias (2009a, 2009b), Bazerman (2011), Bakhtin (1998, 2010a, 2010b, 2013, 2016, 2017), Moura (2016, 2017), para os quais as atividades de ensino de língua constroem-se na própria dinâmica das práticas socioculturais. O corpus analisado é parte de atividades desenvolvidas por uma docente do Ensino Fundamental, organizadas em 04 (quatro) ciclos, dentre os quais analiso 3 (três) ciclos, em que faço reflexões acerca das atividades aí desenvolvidas, levando-me a concluir sobre a necessidade da integração entre ações didáticas mobilizadas em sala de aula e no espaço escolar, ações estas que levem à autonomia dos sujeitos nos espaços sociointerativos em que estão inseridos.

Biogram autora

Heliud Luis Maia Moura - Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, PA, Brasil

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Bibliografia

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

_________. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.

_________. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.

_________. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.

_________. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.

____¬_____. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

_________. Introdução à linguística textual. 1ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

KOCH, I. V; ELIAS V. M. Ler e compreender: os sentidos dos textos. São Paulo: contexto, 2009a.

____¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009b.

_________. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

_________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MOURA, H. L. M. Atividades de referenciação em narrativas afiliadas ao universo do lendário da Amazônia: implicações sociocognitivas e culturais. 338 f. Tese (Doutorado em Linguística. Área de Concentração: Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

_________. Atividades de produção escrita realizadas por alunos da educação básica: uma perspectiva interacionista e sociodiscursiva do ensino de língua materna. Mimeo, 2016.

_________. Atividades didáticas integradas no ensino de língua (ADIs): uma concepção dialógica e sociodiscursiva. Mimeo, 2017.

_________. A integração entre as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Revista de Estudos Linguísticos. V. 48, n 3, 2019.

VINHOTE, A. D. P. Atividades Didáticas Integrdas (ADIs): uma proposta para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciência da Educação, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS, Santarém 2019.

Opublikowane

2024-06-30