Um testemunho da produção escrita brasileira no século XIX (1858): a validade social e histórica das cartas familiares destinadas ao Barão de Cocais
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial2.29799Palavras-chave:
Sociolinguística histórica. História linguística e social de Minas Gerais. Cartas pessoaisResumo
Este artigo tem como principal intuito a apresentação da edição fac-similar e semidiplomática de uma carta produzida por uma escrevente brasileira ainda no início da 2a metade do século XIX (1858). A relevância da edição desse conjunto de cartas reside principalmente no fato de tratar-se de missivas pessoais que não só nos dão notícias acerca da dinâmica da lavra de minérios em Minas Gerais, mas também trazem à cena a dinâmica das relações familiares. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma fonte para futuras análises acerca de relevantes aspectos da história social e da história linguística do português Brasileiro na 2a metade do século XIX a serem desvendados com base nas cartas ao Barão de Cocais.Referências
BERGS, A. Social networks and historical sociolinguistics: studies in morphosyntactic variation in the Paston letters (1421-1503). Walter de Gruyter, 2005.
BUENO, A.H.C.; BARATA, C.E.A. Dicionário das Famílias Brasileiras. Volumes I e II. São Paulo. 2001.
HERNÁNDEZ-CAMPOY, J. M; SCHILLING, N. The Application of the quantitative paradigm to historical sociolinguistics: Problems with the generalizability principle. The handbook of historical sociolinguistics. Wiley-Blackwell. 2012, p. 63-79.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1a ed. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2009.
LOBO, T. C. F. Para uma sociolinguística histórica do português no Brasil. Edição filológica e análise linguística de cartas particulares do Recôncavo da Bahia, século XIX. Volume II. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. 200.
RUMEU, M.C.B. Língua e sociedade: a história do pronome 'Você' no português brasileiro. Rio de Janeiro: Ítaca (FAPERJ), 2013.
SILVA LEME, L. G. Genealogia Paulistana. São Paulo: livraria Duprat, 1903-1904, 09 volumes.
SPINA, S. Introdução à edótica: crítica textual. 2a ed. São Paulo: Cultrix/Edusp. 1977.
TARALLO, F. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’ aquém e d’ além mar ao final do século XIX. In.: ROBERTS, I.; KATO, M. (Orgs.) Português Brasileiro: uma viagem diacrônica. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1993. p. 69-105.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.