Repensar a escrita pela arte e pela poesia: Mallarmé, Fenollosa e Mira Schendel
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.33398Keywords:
Artes visuais e palavra. Visualidade e poesia. Mira Schendel. Fenollosa. Mallarmé.Abstract
Trabalhos de artistas que recorrem à palavra escrita em suas obras, assim como poemas que privilegiam a espacialização da palavra e a imagem são um convite à reflexão sobre a escrita e a linguagem verbal na tradição ocidental. Neste estudo, partiremos de considerações sobre a escrita feitas por Anne Marie Christin e Jacques Derrida, e das contribuições de Haroldo de Campos, Vilém Flusser e Gianni Vattimo, para pensar o trabalho de Mira Schendel. Faremos aproximações de sua obra com a poesia de Mallarmé e o ensaio de Fenollosa sobre a escrita chinesa, procurando ultrapassar o ambiente estrito das artes visuais, e explorá-la sob um viés reflexivo a respeito do alcance e limites da linguagem.
References
BARSON, Tanya; PALHARES, Taisa (orgs.). Mira Schendel (catálogo). Londres: Tate Publishing, 2013.
BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Paris: Skira, 1969.
CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1977.
CAMPOS, Haroldo de. Ideograma, anagrama, diagrama: uma leitura de Fenollosa. In: CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1977.
CHRISTIN, Anne-Marie. L’image écrite ou la déraison graphique. Paris: Flammarion, 2009.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Perspectiva, 2011a (1967).
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2011b (1967).
DIAS (Filho), Geraldo de Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporeidade. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
FENOLLOSA, Ernest; POUND, Ezra. The chinese written character as a medium for poetry. Nova York: Fordham University Press, 2008.
FENOLLOSA, Ernest; POUND, Ezra. Os caracteres da escrita chinesa como instrumento para a poesia (1918). In: CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1977.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos. São Paulo: Annablume, 2007.
FLUSSER, Vilém. Indagações sobre as origens da língua (1967). In: SALZSTEIN, Sônia. No vazio do mundo. São Paulo: Ed. Marca D’Água, 1996.
FLUSSER, Vilém. Mira Schendel. In: Bodenlos. São Paulo: Annablume, 2007.
FLUSSER, Vilém. Pós-história. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983.
LESSING, G. E. Laocoonte: ou sobre as fronteiras da pintura da poesia (1766). São Paulo: Iluminuras, 2011.
MITCHELL, W. J. T. Iconology: image, text, ideology. Chicago e Londres: University of Chicago Press, 1987.
PLATÃO. Fedro.Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed.Ufpa, 2011.
POUND, Ezra. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1990.
POUND, Ezra. Prefácio à primeira edição de “Os caracteres da escrita chinesa como instrumento para a poesia”, de Ernest Fenollosa (1918). In: CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1977.
RANCIÈRE, Jacques. L’espace des mots: de Mallarmé à Broodthaers. Nantes: Musée de Beaux-Arts de Nantes, 2005.
SALZSTEIN, Sônia (org.). No vazio do mundo. São Paulo: Ed. Marca D’Água, 1996.
SAUSSY, Haun. Fenollosa compounded: a discrimination. In: FENOLLOSA, Ernest e POUND, Ezra. The chinese written character as a medium for poetry. Nova York: Fordham University Press, 2008.
SCHAPIRO, Meyer. Words, scripts and pictures: semiotics of visual language. Nova York: Georg Braziller, 1996.
SCHENDEL, Mira. Fragmento de texto datilografado pela artista, sem data. In: SALZSTEIN, Sônia. No vazio do mundo. São Paulo: Ed. Marca D’Água, 1996.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.