Repensar a escrita pela arte e pela poesia: Mallarmé, Fenollosa e Mira Schendel

Autori

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.33398

Parole chiave:

Artes visuais e palavra. Visualidade e poesia. Mira Schendel. Fenollosa. Mallarmé.

Abstract

Trabalhos de artistas que recorrem à palavra escrita em suas obras, assim como poemas que privilegiam a espacialização da palavra e a imagem são um convite à reflexão sobre a escrita e a linguagem verbal na tradição ocidental. Neste estudo, partiremos de considerações sobre a escrita feitas por Anne Marie Christin e Jacques Derrida, e das contribuições de Haroldo de Campos, Vilém Flusser e Gianni Vattimo, para pensar o trabalho de Mira Schendel. Faremos  aproximações de sua obra com a poesia de Mallarmé e o ensaio de Fenollosa sobre a escrita chinesa, procurando ultrapassar o ambiente estrito das artes visuais, e explorá-la sob um viés reflexivo a respeito do alcance e limites da linguagem.

Biografia autore

Ana de Gusmão Mannarino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de História e Teoria da Arte da EBA-UFRJ e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do PPGAV-EBA-UFRJ.

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Pubblicato

2020-06-06

Fascicolo

Sezione

Artigos - Dossiê Temático