Contrato matrimonial luso-espanhol setecentista: edição e estudo paleográfico
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.28873Parole chiave:
Manuscrito. Filologia. Paleografia. Edições. MatrimônioAbstract
O presente trabalho, um recorte de um trabalho de conclusão de curso, apresenta as edições fac-similar e semidiplomática dos artigos preliminares do matrimônio de D. Maria Ana Vitória com D. Gabriel, documento setecentista datado de 1784, conservado no Museu Imperial localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro. No âmbito da filologia e da paleografia, partimos de estudos de grandes autores como Cambraia (2005) e Spina (1994), de modo a conceituar tais termos e demonstrar seus objetivos e sua importância para o presente trabalho. Quanto aos aspectos filológicos-paleográficos, a partir das edições fac-similar e semidiplomática dos artigos preliminares do matrimônio de D. Maria Ana Vitória com D. Gabriel, realizamos a análise dos seguintes aspectos: mapeamento do alfabeto,uso de letras maiúsculas, fronteira de palavras e separação vocabular, alografia, abreviaturas e, por fim, reclames.
Riferimenti bibliografici
Acervo digital do museu imperial. Disponível em: http://www.museuimperial.gov.br/dami/. Acesso em: maio de 2018.
ANDRADE, Elias Alves de. Aspectos paleográficos em manuscritos dos séculos XVIII e XIX. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, n°10-11, p. 149-172, 2008/ 2009. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/flp/article/view/59820/62929. Acesso em: junho de 2018.
ANDRADE, Elias Aves de; DELGADO, Marisa Soares de Lima. Estudo paleográfico de um manuscrito do século XVIII -edições fac-similar e semidiplomática.In:CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 15, 2011, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, 2011, p. 1743 -1758. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_2/146.pdf. Acesso em: junho de 2018.
ANDRADE, Elias Ales; JESUS, Ivanete Maria. Características paleográficas em carta do século XVIII. Periódico Polifonia, Cuiabá, v.22, p.554-564, 2015. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3147/2187. Acesso em: junho de 2018.
BARRETO, Josenilce Rodrigues de Oliveira. Entre a codicologia e o estudo de abreviaturas constantes em uma ação de desquite do século XX. Revista da ABRALIN, v.16, n.1, p. 155-169, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/51934/32015. Acesso em: julho de 2018.
BUSTAMANTE BUSTAMANTE, Noé. Locuciones latinas en materia jurídica. Primera edición; Estados Unidos de América: Ed. Palibrio / Author Solutions, p. 259, 2012.
CALDAS, Andréa Christina Silva Panaro. Genealogia da família imperial brasileira. São Paulo: AGBook, p. 31-166, 2011.
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Normas de edição do PHPB 2ª versão, 2011. https://sites.google.com/site/corporaphpb/home/normas-de-edicao-do-phpb-2a-versao. Acesso em: maio de 2018.
DIAS, Elizangela Nivardo. Subsídio para um estudo de reclame a partir de manuscritos e impressos em português (séculos XVI e XIX). São Paulo: USP, 2006. 98 p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.
FORTES, José. Carlota Joaquina de Bourbon, 2012. Disponível em: https://www.meionorte.com/blogs/josefortes/carlota-joaquina-de-bourbon-195115. Acesso em: julho de 2018.
MIKHAIL, Beatriz Dias. Contrato matrimonial luso-espanhol setecentista: edição e estudo paleográfico. Orientador: Leonardo Lennertz Marcotulio. 2018. 120f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. No prelo.
PIVA, Isabella Vasconcelos; MONTANHEIRO, Fábio César. Aspectos paleográficos de um manuscrito setecentista mineiro. Caletroscópio, Volume 4, n. Especial, p. 456 – 472, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/caletroscopio/article/view/3673. Acesso em: junho de 2018.
RIECO TERRERO, Angel. Diccionario de abreviaturas hispanas de los siglos XIII al XVIII. Salamanca: Varona, 1983.
SPINA, Segismundo. Introdução à edótica: crítica textual. São Paulo: Cultrix, 1977.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
- Imagem 14 – Fólio 7V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 13 – Fólio 7R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 12 – Fólio 6V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 11 – Fólio 6R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 10 – Fólio 5V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria. (Português (Brasil))
- Imagem 9 – Fólio 5R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria. (Português (Brasil))
- Imagem 8 – Fólio 4V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria. (Português (Brasil))
- Imagem 7 – Fólio 4R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria. (Português (Brasil))
- Imagem 6 – Fólio 3V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 5 – Fólio 3R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 4 – Fólio 2V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 3 – Fólio 2R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 2 – Fólio 1V do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
- Imagem 1 – Fólio 1R do artigo preliminar do casamento de D. Gabriel e Dona Maria Ana Victoria (Português (Brasil))
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.