Gastronomia e (des)conexões eletivas: apontamentos sobre as dinâmicas de um campo científico
Palavras-chave:
Gastronomia, Campo científico, Turismo e Hospitalidade,Resumo
O presente ensaio tece uma reflexão sobre as configurações da Gastronomia como um campo – em um sentido bourdieusiano – e sobre suas relações com outros campos e suas interfaces. Embora seja um campo abrangente e complexo, este texto se volta especificamente para a Gastronomia como campo científico. A partir das contribuições do conceito de campo, propôs-se a expressão “(des)conexões eletivas” para elucidar as dinâmicas que ocorrem quando campos científicos em estágio inicial, como é o caso da Gastronomia, interagem com campos científicos já consolidados. Através de uma revisão da literatura, algumas dessas (des)conexões foram exemplificadas, considerando-se principalmente as pesquisas bibliométricas sobre a interface entre Gastronomia e o campo científico do Turismo e Hospitalidade. Por fim, são propostas algumas considerações referentes às (des)conexões e à evolução da Gastronomia, no sentido de auxiliar em sua consolidação como campo científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).