Características e exemplos da oferta gastronômica relacionada ao patrimônio geológico no âmbito da Rede Global de Geoparques (GGN)

Autores

  • Ricardo Gomes Ramos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.
  • Jasmine Cardozo Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8127-2184

Palavras-chave:

Gastronomia, Geofood, Território, Souvenir Gastronômico,

Resumo

A conexão entre a produção gastronômica e o patrimônio geológico é uma realidade em Geoparques pertencentes à Rede Global de Geoparques (GGN). Há Geoparques que possuem os chamados “geofoods” e Geoparques que integram o projeto GEOfood®. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar características e exemplos de produtos que podem ser classificados como geofood. A metodologia englobou pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias que apresentam a relação da produção gastronômica associada ao patrimônio geológico, no contexto da GGN. Foi possível identificar que não somente os Geoparques integrantes ao projeto possuem exemplos do que se compreende como geofood e, por esse motivo, acredita-se que, muito mais do que uma marca, o geofood deve ser considerado um conceito direcionado a produções gastronômicas que se conectam com o patrimônio geológico, mesmo quando não vinculadas ao projeto.

Biografia do Autor

Ricardo Gomes Ramos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Bacharel em Turismo (UEPG) Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/TROPEN/UFPI) Doutorando em Geografia (UEPG). Professor substituto do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Garopaba

Jasmine Cardozo Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Graduação em Turismo e Pós-Graduação em Geografia). Professora assistente adjunta da West Virginia University (EUA). Doutora em Geografia (UFSC). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI). Bacharel em Turismo (UFPR)

Downloads

Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais