As pipocas nos cinemas: um consumo insustentável a ser digerido

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Agenda 2030, Milho commodity, Salas de cinema, Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste estudo exploratório e de caráter qualitativo tem o propósito de conferir a dinâmica relacionada ao consumo das pipocas nos cinemas tendo em vista os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (UN, 2015). Para tanto, foram verificados diferentes documentos e relatos de distintos atores sociais, assim como observadas salas de cinemas brasileiros e europeus. Ao examinar os objetivos da Agenda 2030 e suas respectivas metas com esse foco, conferiu-se que, quando se trata de cinemas, o pilar da economia suplanta os pilares ecológico e social da sustentabilidade, distanciando-se do equilíbrio sustentável, almejado pelos ODS.

Biografia do Autor

Cynthia Arantes Ferreira Luderer, Universidade do. Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais

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Publicado

21-12-2021

Edição

Seção

Artigos originais